Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Os verdadeiros storytellers
Quais são os caminhos que existem para um roteirista? Como este mercado está configurado e quais as possibilidades para quem quer se dedicar a este ofício? Essas foram algumas das questões levantadas pelos participantes da palestra Os verdadeiros storytellers, que fez parte da programação do segundo dia do Festival do CCSP 2013, evento que acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo.
O debate, mediado por Lusa Silvestre (WMcCann), que também atua como roteirista (longas como "Estômago), contou com a presença de Bráulio Mantovani (Cidade de Deus, Tropa de Elite e Linha de Passe), Tati Bernardi e Tony Góes.
Com exceção de Mantovani, que por experiência em publicidade tem em seu currículo apenas uma passagem como revisor da extinta MPM, Tati e Tony são egressos da propaganda este último deixou de integrar a equipe de uma agência (Publicis) em março deste ano, quando se uniu ao time de roteiristas que está trabalhando no novo formato do programa Vídeo Show, da TV Globo.
É na Globo que, atualmente, Bráulio e Tati também trabalham. Ele foi contratado pela emissora há dois anos, após seu sucesso no cinema, e afirma não ter do que se queixar. Minha relação com a Globo começou de um jeito bastante específico. Eu e minha esposa, que é minha parceira nos roteiros, fomos convidados a apresentar um projeto nosso, que foi muito bem aceito. Tenho muita liberdade para trabalhar, posso fazer as coisas no meu ritmo, afirma Mantovani. Amor e Sexo e atualmente faz parte da equipe de colaboradores da novela Sangue Bom, de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. Além disso, também roteiros para o canal Globosat e Multishow.Tati também é contratada da emissora, onde assina o programa Amor e Sexo e atualmente faz parte da equipe de colaboradores da novela Sangue Bom, de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. Além disso, também assina roteiros para os canais Globosat e Multishow.
Ela conta que uma das coisas que mais a baqueou ao deixar a propaganda foi a solidão imposta pelo processo de trabalho como roteirista. O Facebook me salvou, sou viciada. Me dá a sensação de sempre estar rodeada de gente. Isso foi super importante até que eu conseguisse criar uma nova rotina, em que visse meus amigos com mais frequência. Mas ainda sinto muita falta da troca que acontecia na agência.
Lusa Silvestre afirmou que a falta de ter com quem trocar referências também o incomodou nas várias vezes que deixou a agência para se dedicar apenas aos roteiros. Sinto falta de receber um vídeo engraçado, de comentar o futebol. Foi muito difícil, afirma Silvestre.
A diferença entre a rotina de entregas nas agências e nas emissoras também foi mencionada pelos presentes. Tony Góes ressalta que uma das grandes vantagens de ser publicitário é saber lidar com prazos e ter um processo de criação sistematizado. A propaganda me deu ritmo. Não podemos esperar a inspiração aparecer, temos que criar para determinado job. Isso dá agilidade. Para ele, a diferença é que apesar dos muitos palpites, na TV todo mundo quer que o resultado seja o melhor possível. Na propaganda, tenho a impressão de que cada um puxa pra um lado sem, necessariamente, pensar no que é melhor para o projeto. Cada um quer impor sua estética, sua opinião, diz Góes.
Mantovani conta que essa e a lógica de Hollywood, onde produtores e representantes de estúdios têm uma atitude muito mais assertiva do que no Brasil. Lá existe uma indústria, cinema é para dar lucro, filme é produto. Há fórmulas que dão certo, eles não apostam para errar. Então, a interferência é muito maior, revela.
Valerya Borges
Instagram do Festival do CCSP: "Festival do CCSP 2013"
#FestivalCCSP #unbovineyourself
Serviço:
Festival do Clube de Criação de São Paulo
Quando: dias 20, 21 e 22 de setembro (sexta-feira, sábado, domingo)
Onde: Memorial da América Latina Barra Funda São Paulo
Estacionamento no local e metrô ao lado
Fan page: http://www.festivaldoccsp.com.br