Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Pimp my Carroça precisa de ajuda. Último dia! Falta pouco! Vamoaê!
Retirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade social através da arte. Este foi o principal objetivo idealizado pelo grafiteiro e artiativista Mundano quando bolou o projeto "Pimp my Carroça", um dos maiores cases de crowdfunding do país, realizado via Catarse, comunidade de financiamento coletivo.
O artista esteve na sexta-feira (20), no dia de abertura do Festival do CCSP 2013, realizado no Memorial da América Latina, onde falou sobre os resultados obtidos com o projeto e os próximos passos da iniciativa que, agora, pretende ir para Curitiba.
O projeto foi também o briefing deste ano da Categoria Estudante do 38º Anuário de Criação. As peças inscritas trabalharam com oportunidades criativas para obter fundos para a realização do projeto em mais cidades do Brasil.
O Pimp My Carroça continua sendo feito via Catarse, com o apoio da sociedade civil que acredita e investe no projeto. Agora, temos apenas um dia para arrecadar o valor de R$ 38 mil e levá-lo para Curitiba. Estamos em R$ 34 mil, destaca Mundano, que pede ajuda de todos que se sensibilizam com a causa, neste momento. Para conhecer em detalhes o projeto, clique aqui. Não há necessidade só de grana, mas também de voluntários e equipamentos. Para doar, a partir de dez reais, entre no site do Catarse e procure Pimp my Carroça (aqui). Entre em contato também via Facebook (Pimp My Carroça ou Pimp My Carroça Curitiba).
O "Pimp My Carroça" (cujo nome satiriza programas de televisão que turbinam veículos), já foi realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro, em 2012, e teve mais de 3,5 mil parceiros, entre apoiadores, voluntários, artistas e grafiteiros. Para essas cidades, o valor captado foi de R$ 63,9 mil.
De acordo com Mundano, em São Paulo, mais de 20 mil dos catadores são responsáveis por coletar 90% de todo o lixo reciclável da cidade. Após sete anos de convivência com esses catadores pelas ruas da capital paulista, grafitando as carroças e criando frases junto com eles, o artista criou o "Pimp My Carroça" com o desafio de engajar as pessoas.
Em sete anos, grafitei mais de 150 carroças em diferentes cidades do Brasil e do mundo, como Buenos Aires, Nova York, Santiago e Tóquio, buscando apoiadores e visibilidade para o projeto, conta Mundano.
No "Pimp My Carroça", além dos catadores terem suas carroças modificadas artisticamente e equipadas com materiais de segurança, os trabalhadores recebem um check up com atendimento de profissionais da saúde.
Segundo Mundano, diversas empresas e marcas se interessaram em patrocinar o "Pimp My Carroça". Mas, para o artista, parcerias comerciais acabariam engessando o verdadeiro objetivo da iniciativa. A lógica é diferente da existente no mercado, onde diversas empresas levantam a bandeira da sustentabilidade mas, na realidade, são apenas discursos de marketing. As marcas podem participar do Pimp My Carroça, mas como apoiadoras, da maneira que estamos fazendo desde o começo do projeto, finaliza.
Instagram do Festival do CCSP: "Festival do CCSP 2013"
#FestivalCCSP #unbovineyourself
Fan page: http://www.festivaldoccsp.com.br