arrow_backVoltar

Festival do CCSP 2013

Três histórias de bastidores, na seção Making of

22.09.13


AlmapBBDO, Sentimental e Vetor Zero/ Lobo reuniram-se ao final do primeiro dia do Festival do CCSP para levar a uma plateia de criativos curiosidades e bastidores sobre a produção de peças que se destacaram no cenário da publicidade, recentemente. 



Sem roteiro



Falando sobre a dupla de filmes bastante premiados “From Love to Bingo” e "85 segundos", Sophie Schoenburg, da AlmapBBDO, ao lado de Kito Siqueira, da Satélite Áudio, deu início às apresentações sobre os bastidores da produção publicitária.



Os filmes, desenvolvidos para a Getty Images, contam com trilha sonora criada especialmente para eles e desenvolvidas a partir das fotografias. Sophie afirmou que a maior dificuldade da equipe ao criar o filme From Love to Bingo foi o fato de a agência não haver recebido nenhum briefing do cliente. “Tínhamos à disposição um acervo gigantesco de imagens do banco da Getty Images para contar a história que quiséssemos. Nos dividimos entre a preocupação com o encaixe das fotos e com o desenvolvimento da mensagem que iria ser passada. Foram cinco meses de intenso trabalho de pesquisa de imagens”, relembra.



Já Kito revelou ao público que o formato final do comercial foi decidido apenas a poucas horas da entrega da peça. “A trilha e o filme estavam sendo desenvolvidos separadamente. Faltando um dia para enviarmos a peça para a Getty Images, o pessoal da AlmapBBDO nos disse ‘não estamos no caminho certo com a trilha, não é bem isso’. Ouvimos juntos, então, os quatro primeiros acordes de uma música que a Sophie havia encontrado e passamos a correr contra o tempo para desenvolver algo original baseado nisso. O resultado não poderia ter dado mais certo”, comemora.



Segundo Sophie, apesar da sonoridade emotiva, o desfecho cômico da peça foi o que chamou a atenção do público e gerou grande buzz em redes sociais. “Com isso, a Getty Images disponibilizou um aplicativo para iPad baseado no filme e desenvolveu uma série de ações promocionais em torno dele. O resultado nos levou ainda, um ano depois, a desenvolver a peça ’85 segundos’, um desdobramento do ‘From Love to Bingo’ que divulga, por sua vez, os serviços de vídeos disponibilizados pela empresa”, concluiu. Veja "From love to bingo" aqui. E aqui, "85 segundos".



Nas terras de Fidel



Em seguida, Vellas, da Sentimental, em conjunto com o fotógrafo André Faccioli, contaram as aventuras e obstáculos enfrentados durante as filmagens do comercial “Alma” em Cuba.



Desenvolvido pela F/Nazca S&S para a Leica, que queria lançar sua nova linha de câmeras digitais sem entrar em conflito com seu público mais conservador, Alma conta a história do fotógrafo de guerra Robert Capa a partir de registros encontrados em seus diários, após sua morte.



“O filme é todo narrado em primeira pessoa 'pela câmera de Capa', e acreditamos que em Cuba encontraríamos algumas vantagens cinematográficas que nos ajudariam a compor a ambientação da peça, mas não foi bem assim”, contou Vellas.



Faccioli, por sua vez, acredita que a reduzida equipe da Sentimental que desembarcou em solos cubanos “contou com muita sorte, em diversos aspectos”, principalmente no que diz respeito a autorizações governamentais para que as filmagens fossem realizadas. “Lá, absolutamente tudo precisa de autorização e acompanhamento do governo para acontecer. Agora imaginem: estávamos colocando atores fardados, com fuzis em mãos e explosões ao fundo em um país com questões políticas tão rígidas”, explicou.



“As locações eram maravilhosas, mas havia uma carência de equipamentos com a qual não havíamos contado. Dias antes das filmagens, três de nossos doze atores contratados fugiram do país, e precisamos improvisar com pessoas comuns, padeiros, motoristas de táxi... Além disso, o dono da casa que serviria como nossa locação principal faleceu antes que pudéssemos iniciar as gravações; como tudo demora cerca de dois meses para ser liberado por lá, tivemos que usar locais não autorizados e de forma irregular”, enfatizou Vellas. “Poderíamos estar atrás das grades por lá até agora se as autoridades tivessem pego a gente”, brincou. Outra curiosidade é que a narração do filme é feita por uma recepcionista da produtora de som que assina a trilha sonora da peça, a Satelite. Veja "Alma" aqui



Créditos à 25 de março



Por fim, Gabriel Nóbrega, sócio-diretor da Vetor Zero/ Lobo revelou ao público a curiosa negociação que o levou a desenvolver a peça de divulgação do Cíclope de 2012, festival argentino dedicado exclusivamente à produção publicitária. “Eu estava em uma festa de Cannes, em 2011, e um dos responsáveis pelo Cíclope criou coragem para me pedir que fizesse um filme para eles de graça. Ele me disse que eu podia desenvolver o que eu quisesse e entregar a ele quando estivesse pronto. Aceitei na hora pela oportunidade de poder realizar ideias que eu já tinha em minha cabeça e que talvez nunca colocasse em prática, e também pela visibilidade que isso iria gerar – e gerou – a mim, claro”, comenta Nóbrega.



Com inspiração na vida marinha, a peça foi concluída a partir de experiências do próprio Nóbrega e sua equipe sobre o comportamento de diversos objetos dentro da água. Com um tanque de 2x1m e orçamento zero, Nóbrega recorreu à 25 de março para a compra de materiais utilizados no filme – como bexigas, penas, pelúcias, massa de modelar, tinta e talco.



“Montamos um cenário e deixamos uma câmera rodando o material por quatro dias. Até chegarmos à ilha de edição, não sabíamos ao certo o que iria ser feito. Nosso storyboard foi desenhado em um guardanapo. Em uma das tentativas de colocar luz dentro do aquário, provocamos um curto-circuito no prédio da Vetor Zero/ Lobo e tivemos que construir uma espécie de filtro caseiro porque a água, em certo ponto, estava muito turva”, relembrou. “No fim das contas, as imagens ficaram com qualidade tão boa que não há correção de cor. Conseguimos produzir a peça de forma incrível, sem gastar muito e deixando fluir nossa criatividade”, finalizou. Assista ao filme e ao making of aqui.



Instagram do Festival do CCSP: "Festival do CCSP 2013"

#FestivalCCSP #unbovineyourself




Serviço:



Festival do Clube de Criação de São Paulo

Quando: dias 20, 21 e 22 de setembro (sexta-feira, sábado, domingo)

Onde: Memorial da América Latina – Barra Funda – São Paulo

Estacionamento no local e metrô ao lado

Fan page: http://www.festivaldoccsp.com.br

 


Festival do CCSP 2013

/