arrow_backVoltar

Festival do CCSP 2013

“O Brasil não é só Leblon ou Jardins” (Torretta)

21.09.13


Com o objetivo de destacar possíveis rumos para o futuro da publicidade brasileira e debater o atual cenário da comunicação, André Torretta, sócio-diretor da Ponte Estratégia, apresentou na Sala Conspiração a palestra “A Nova Identidade Nacional – de Macunaíma ao Capitão Nascimento”.



Traçando brevemente a evolução histórico-cultural brasileira, Torretta acredita que, até a última década, o setor de comunicação brasileiro baseava-se na “Teoria de Macunaíma", que mostra o povo como preguiçoso, de índole duvidosa e que não gosta de trabalhar. No entanto, o publicitário afirma que fatores como o recente crescimento econômico e político do país trouxeram a consolidação da classe C, relativa não apenas a questões financeiras, mas também sociais, e que essa transformação deve ser notada e incorporada pela publicidade.



“Para construir marcas, devemos entender nosso momento presente e para onde ele nos levará no futuro. Essa estabilidade de uma parcela tão grande da população, como é a classe C, faz com que as pessoas comecem a exigir mais de suas relações interpessoais, do governo e das empresas com as quais elas gastam seu dinheiro – seja em produtos ou serviços”, comenta. “Terminamos a última década tendo um policial de conduta moral impecável (o Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite, de 2007) como exemplo a ser seguido, o que era impensável até então, derrubando paradigmas existentes sobre a população brasileira e apontando para a existência de novos valores sociais”, completa.



Segundo Torretta, essas transformações impulsionam diariamente a independência e conquistas de grupos sociais considerados minoritários, como as mulheres, os negros e os homossexuais. “Está na hora da publicidade deixar de ter apenas o homem branco, loiro e de feições nórdicas como protagonista. O Brasil não é só o Leblon ou os Jardins e o mercado precisa entender isso, parar de olhar para fora e começar a produzir cases voltados à nossa população, respeitando suas particularidades, sem preconceitos”, enfatizou.



Mariana Barbosa



Instagram do Festival do CCSP: "Festival do CCSP 2013"

#FestivalCCSP #unbovineyourself




Serviço:



Festival do Clube de Criação de São Paulo

Quando: dias 20, 21 e 22 de setembro (sexta-feira, sábado, domingo)

Onde: Memorial da América Latina – Barra Funda – São Paulo

Estacionamento no local e metrô ao lado

Fan page: http://www.festivaldoccsp.com.br



 


Festival do CCSP 2013

/