arrow_backVoltar

Festival do CCSP 2013

A alta densidade do SxSW Interactive

21.09.13


O SxSW Interactive, um dos eventos mais aplaudidos pelos criativos de todo o planeta, foi o destaque do último painel do primeiro dia do Festival do CCSP 2013. Hugh Forrest, diretor do evento, que acontece desde 1994 em Austin, nos Estados Unidos, deu números do encontro deste ano, destacou as tendências para 2014 e apresentou o conceito de “densidade”, que faz digital creatives de todos os cantos se atraírem.



Somente em 2013, o SxSW Interactive recebeu 30 mil delegados, realizou cerca de 800 paineis sobre tecnologia e criatividade, impactando a economia local em cerca de US$ 218 milhões. “É a metade de um Super Bowl, reunindo previsão de tendências para os próximos dois anos. Você pode resumir seis meses de network em apenas quatro dias”, garante Forrest.



Para 2014, os grandes pilares continuarão sendo a trinca criatividade/inovação/inspiração. Além disso, ele ressaltou o que deve ser destaque do evento em 2014: “impressão em 3D; tecnologias ‘utilizáveis’, como o Google Glass; o conceito de internet das coisas (que reforça a teoria de que tudo estará concetado à internet: geladeira, sapato, carro etc); privacidade; o crescimento no número de palestras de ciências; e as start-ups. Estes serão os assuntos mais quentes no encontro de 2014, que contará com cerca de 500 sessões”, reforçou.



Lucas Mello, da LiveAd, comandou o bate-papo de Hugh com Fábio Seixas, da Conspiração, e Patricia Weiss, da Wanted. Na conversa, Mello destacou o conceito de “densidade”, novo por aqui. “A ideia é reunir o máximo de massa crítica de pessoas e ideias em um único local, em um único momento. O Vale do Silício continua se desenvolvendo por conta desse fato, por exemplo. Este festival é um exemplo disso. Temos que colocar pessoas incríveis em contato com outras pessoas incríveis”, refletiu Forrest.



“É o momento de potencializar a criatividade das pessoas. Elas precisam conversar”, disse Patricia. Fabio, por sua vez, citou dois exemplos recentes que vão de encontro a essa teoria. “A plataforma ‘Rio Eu te Amo’ é um movimento assim. E só lá eu conheci a FLUPP (Festa Literária das UPPs), de onde surgiu por exemplo a ‘Batalha do Passinho’”, lembrou.



E, em um evento como o SxSW, com pessoas do mundo todo, como inovar sem se tornar repetitivo? Para Forrest, a interface do PanelPicker – que recebe ideias para serem apresentadas no evento – é a saída. “No começo, disseram que eu era um louco. Mas hoje ele é uma ótima maneira de trazer novas ideias, que fazem o evento ecoar”, reforçou.



Para 2014, Forrest afirma que nada menos do que 20 projetos brasileiros já estão entre os que disputam vaga para o evento.



Renato Pezzotti



Saiba mais sobre Hugh Forest aqui.



Leia anterior aqui.



Instagram do Festival do CCSP: "Festival do CCSP 2013"

#FestivalCCSP #unbovineyourself



Serviço:



Festival do Clube de Criação de São Paulo

Quando: dias 20, 21 e 22 de setembro (sexta-feira, sábado, domingo)

Onde: Memorial da América Latina – Barra Funda – São Paulo

Estacionamento no local e metrô ao lado

Fan page: http://www.festivaldoccsp.com.br


Festival do CCSP 2013

/