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Festival do CCSP 2013

Confissões do Anunciante do Ano

20.09.13


A Coca-Cola foi eleita o Anunciante do Ano da edição 2013 do Festival do CCSP. Apresentado por Washington Olivetto, que afirmou que “a Coca-Cola é o cliente-sonho de qualquer agência”, Rodolfo Echeverria, vice-presidente de marketing da Coca-Cola América Latina, subiu ao palco do Auditório Simón Bolivar, no Memorial da América Latina, para deixar uma série de lições que podem aperfeiçoar o relacionamento entre agências e seus clientes.



Com cases da Coca-Cola e de outras marcas – Echeverria citou Red Bull Stratos como um grande exemplo de conexão entre ação e marca e o filme de Chipotle que levou GP na categoria do Festival de Cannes, em 2012, como exemplo de inspiração –, o executivo listou sete “confissões” que servem de aprendizado para incrementar a relação das empresas, muitas vezes desgastada pelo dia-a-dia. Confira:



- “O cliente nem sempre sabe o que quer”: Echeverria reforçou que as agências precisam reclamar esta ‘clareza’ aos anunciantes.



- “O cliente não tem paciência nem respeito pelo processo criativo”: neste momento, o executivo comparou o processo criativo ao processo de mastigação de uma vaca – que parece ficar lá, sem fazer nada o dia todo, mas que dá leite, alimento vital para o ser humano. “As agências precisam pedir esse tempo, ou realizar reuniões de ‘touchpoints’ para que o momento final, de entrega da campanha, não seja desastroso”, afirmou.



- “O cliente daria seu reino por um bom insight”: “Pescar insight é eterno. Um bom filme pode durar três meses. Uma ótima campanha, um ano. Mas um bom insight é eterno”, disse Echeverria.



- “O cliente nem sempre vai te dar um briefing inspirador”: Echeverria citou diferentes de briefing, com a que foi passada para a construção da Catedral de Milão. “Temos sempre que acreditar que a inspiração pode vir”, disse.



- “O cliente ama o ‘i’ de integração”: neste ponto, o executivo relatou a filosofia de trabalho das agências da Coca-Cola: o “líquido e conectado”. Para mostrar uma ação de sucesso, Echeverria falou do case ‘Red Bull Stratos’. “Mais líquido impossível. E faz uma conexão total com o slogan ‘Red Bull te dá asas’, que pertence à empresa há 25 anos”, reforçou.



- “O cliente nem sempre tem razão”: isso, todo mundo sabe. Mas como contar isso para ele? “A agência tem o direito, tem que batalhar por isso e ser a mais honesta possível”, afirmou o uruguaio.



- “O cliente ama curtir os 15 minutos de fama”: para fechar, Echeverria lembrou que a fama não pode se resumir ao Cannes Lions. “A fama boa é de influenciar a cultura e transformar a sociedade”, disse. 



Instagram do Festival do CCSP: "Festival do CCSP 2013"

#FestivalCCSP #unbovineyourself



Serviço:



Festival do Clube de Criação de São Paulo

Quando: dias 20, 21 e 22 de setembro (sexta-feira, sábado, domingo)

Onde: Memorial da América Latina – Barra Funda – São Paulo

Estacionamento no local e metrô ao lado

Fan page: http://www.festivaldoccsp.com.br


Festival do CCSP 2013

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