Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Confissões do Anunciante do Ano
A Coca-Cola foi eleita o Anunciante do Ano da edição 2013 do Festival do CCSP. Apresentado por Washington Olivetto, que afirmou que a Coca-Cola é o cliente-sonho de qualquer agência, Rodolfo Echeverria, vice-presidente de marketing da Coca-Cola América Latina, subiu ao palco do Auditório Simón Bolivar, no Memorial da América Latina, para deixar uma série de lições que podem aperfeiçoar o relacionamento entre agências e seus clientes.
Com cases da Coca-Cola e de outras marcas Echeverria citou Red Bull Stratos como um grande exemplo de conexão entre ação e marca e o filme de Chipotle que levou GP na categoria do Festival de Cannes, em 2012, como exemplo de inspiração , o executivo listou sete confissões que servem de aprendizado para incrementar a relação das empresas, muitas vezes desgastada pelo dia-a-dia. Confira:
- O cliente nem sempre sabe o que quer: Echeverria reforçou que as agências precisam reclamar esta clareza aos anunciantes.
- O cliente não tem paciência nem respeito pelo processo criativo: neste momento, o executivo comparou o processo criativo ao processo de mastigação de uma vaca que parece ficar lá, sem fazer nada o dia todo, mas que dá leite, alimento vital para o ser humano. As agências precisam pedir esse tempo, ou realizar reuniões de touchpoints para que o momento final, de entrega da campanha, não seja desastroso, afirmou.
- O cliente daria seu reino por um bom insight: Pescar insight é eterno. Um bom filme pode durar três meses. Uma ótima campanha, um ano. Mas um bom insight é eterno, disse Echeverria.
- O cliente nem sempre vai te dar um briefing inspirador: Echeverria citou diferentes de briefing, com a que foi passada para a construção da Catedral de Milão. Temos sempre que acreditar que a inspiração pode vir, disse.
- O cliente ama o i de integração: neste ponto, o executivo relatou a filosofia de trabalho das agências da Coca-Cola: o líquido e conectado. Para mostrar uma ação de sucesso, Echeverria falou do case Red Bull Stratos. Mais líquido impossível. E faz uma conexão total com o slogan Red Bull te dá asas, que pertence à empresa há 25 anos, reforçou.
- O cliente nem sempre tem razão: isso, todo mundo sabe. Mas como contar isso para ele? A agência tem o direito, tem que batalhar por isso e ser a mais honesta possível, afirmou o uruguaio.
- O cliente ama curtir os 15 minutos de fama: para fechar, Echeverria lembrou que a fama não pode se resumir ao Cannes Lions. A fama boa é de influenciar a cultura e transformar a sociedade, disse.
Instagram do Festival do CCSP: "Festival do CCSP 2013"
#FestivalCCSP #unbovineyourself
Serviço:
Festival do Clube de Criação de São Paulo
Quando: dias 20, 21 e 22 de setembro (sexta-feira, sábado, domingo)
Onde: Memorial da América Latina Barra Funda São Paulo
Estacionamento no local e metrô ao lado
Fan page: http://www.festivaldoccsp.com.br