Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Jon Rose estará conosco. Você vai perder?
Humanitarismo de guerrilha é assim que Jon Rose descreve seu trabalho na ONG Waves for Water.
Como surfista profissional, viajou o mundo em busca de ondas perfeitas e suas aventuras o levaram a vários lugares deslumbrantes e remotos do planeta. Algumas das melhores ondas de surf descidas por Jon estavam em comunidades onde não existia água potável, fato que nunca saiu de sua cabeça. Depois de 13 anos como surfista-pro veio a aposentadoria e, inspirado em seu pai, Jack Rose fundador de uma ONG na África para ajudar as pessoas a coletar e filtrar água da chuva, começou a se questionar por que soluções como filtros portáteis não poderiam ser implementadas nestas regiões por onde ele e seus amigos viajavam. Por que surfistas e viajantes não poderiam fazer algo além do que eles mais amam e também ajudar ao longo do caminho?
Após pesquisar muito, Jon descobriu que a tecnologia para criar água potável por meio de processo simples de filtração, não só já existia, como tinha um bom custo benefício e estava disponível. Em 2009, fez sua primeira missão pela água potável e doou para Bali dez filtros comprados com seu dinheiro. Depois disso, em uma parada rápida para surfar em Padang, na Indonésia, sobreviveu a um terremoto que devastou a cidade sem um arranhão. Jon então, viajou para o interior do país para distribuir filtros em locais onde eles eram muito necessários. Assim nasceu a Waves for Water (W4W).
A Waves for Water é uma organização sem fins lucrativos que fornece soluções de água potável para pessoas ou comunidades sem acesso à água limpa e, também, presta assistência em caso de desastres. Jon tem como objetivo identificar o problema e oferecer rapidamente uma solução como, por exemplo, filtros de água portáteis ou sistemas de coleta de água pluvial .
Desde a Indonésia, Jon e sua equipe estão atentos a catástrofes naturais. Centenas de milhares de pessoas no Haiti receberam água potável da W4W após o terremoto. O mesmo aconteceu no Chile, quando um terremoto e um tsunami devastaram o país. Jon foi para o Paquistão, Japão, Uganda e Libéria para prestar ajuda. No Brasil, a W4W trouxe água potável para as favelas de São Paulo e para comunidades indígenas ao longo do rio Amazonas. A W4W foi a primeira ONG a unir-se a um batalhão militar americano em uma zona de guerra para ajudar as pessoas necessitadas ao longo do rio Kunar, no Afeganistão.
Em outubro de 2012, logo após a tempestade Sandy ter atingido as costas de Nova York e Nova Jersey, Jon e W4W foram imediatamente para lá ajudar as famílias e as empresas mais afetadas.
Atualmente, a W4W deixou um pouco de lado o fornecimento de água potável para dar atenção a questões urgentes, como remoção de escombros, distribuição de suprimentos e reconstrução de locais destruídos. Jon e sua equipe planejam permanecer fazendo isso até que um plano sustentável de longo prazo seja implementado.
Jon descreve seu trabalho como "humanitarismo de guerrilha. Como resultado, W4W já distribuiu mais de 100 mil filtros para dezenas de países o que levou água potável a mais de 7,5 milhões de pessoas no mundo. Uma a cada seis pessoas no mundo não tem acesso a água potável, o que é ridículo, comenta Rose.
Jon Rose ministrará palestra no Festival do CCSP no sábado, 21, às 15h, no auditório Simon Bolivar.
Se você ainda não está conosco no Memorial, se apresse e venha. Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria.
Serviço:
Festival do Clube de Criação de São Paulo
Quando: dias 20, 21 e 22 de setembro (sexta-feira, sábado, domingo)
Onde: Memorial da América Latina Barra Funda São Paulo
Estacionamento no local e metrô ao lado
Contatos com o Clube para se associar ou tirar dúvidas: 11 3030 9322 ou ccsp@ccsp.com.br
Fan page: http://www.festivaldoccsp.com.br