arrow_backVoltar

Festival do CCSP 2013

Maurício Farias estará conosco. Saiba + sobre ele

18.09.13


Diretor e roteirista da Rede Globo, além de ter atuado como técnico de som, montador, ator, editor de som e produtor executivo, Maurício Farias é responsável por diversas produções que fazem parte do dia-a-dia de quem frequenta a telinha, assim como de quem costuma ir ao cinema.



Ele é um dos participantes do Festival do CCSP 2013 e estará na mesa "Dirigindo para vários formatos", ao lado de Fabio Mendonça, Cao Hamburger e Felipe Hirsch (saiba mais sobre Hirsch aqui), às 13h15 do domingo, 22.



O longa-metragem “As aventuras de tio Maneco”, de 1970, dirigido por Flávio Migliaccio e produzido por seu pai, Roberto Farias, marca seu primeiro trabalho no cinema. Ele começou como ator. 



Na Rede Globo, entrou como assistente de direção e logo passou a escrever e dirigir novelas, minisséries e seriados. Entre seus trabalhos como diretor estão "O Amor está no ar", "Pecado capital", "Esplendor", "Laços de família", "A viagem", "Brava gente", "Hilda Furacão", "Pastores da noite", "As noivas de Copacabana", "Você decide", "A grande família", "Junto e misturado" e "Tapas & Beijos".



Como diretor de cinema, estreou em 1986, com o curta “A espera”, filme codirigido por Luiz Fernando Carvalho, que faturou prêmios como o de Melhor Curta-Metragem do XIV Festival de Gramado, de Melhor Curta-Metragem do XXXIV Festival de San Sebastian e o prêmio Jovem Realizador, no Festival de Ste-Thérese.



Em 1992, dirigiu outro curta, “Bilhete premiado”, que lhe rendeu o título de Melhor Diretor de Curta-Metragem no Festival de Brasília.



Antes disso, teve experiências como técnico de som, em 1979, em “O segredo da Múmia”, filme de Ivan Cardoso, e em “Pra frente Brasil”, de Roberto Farias, em 1980.



Foi montador em “Lili, a estrela do crime”, longa de Lui Farias, em 1988, e editor de som, montador e produtor executivo em “Não quero falar sobre isso agora”, de Mauro Farias, em 1990.



Dirigiu seu primeiro longa em 2005, “O Coronel e o Lobisomem”, produzido por Guel Arraes. O filme é uma adaptação do romance homônimo, de 1964, do escritor brasileiro José Cândido de Carvalho. No elenco, Diogo Vilela, Selton Mello, Ana Paula Arósio, Pedro Paulo Rangel, Tonico Pereira e Andréa Beltrão (esposa de Maurício Farias).



Depois, dirigiu “A Grande Família – o filme”, em 2007, baseado no seriado também assinado por ele. O longa conquistou mais de dois milhões de espectadores. O roteiro é novamente de Guel Arraes, desta vez em parceria com Cláudio Paiva. O filme é “estrelado” por Marco Nanini, Andréa Beltrão, Paulo Betti, Lúcio Mauro Filho, Pedro Cardoso, Marieta Severo e Guta Stresser.



Em 2009, foi a vez de “Verônica”. Além de dirigir o longa, Farias assinou o roteiro ao lado de Bernardo Guilherme. O filme abocanhou o prêmio de Melhor Filme da Juventude, na 32º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e o prêmio do público de Melhor Filme, no II Cine Fest Brasil Canudos.



Este ano, Farias dirigiu “Vai que dá certo”, que estreou nos cinemas em março e conquistou público de quase 3 milhões de pessoas. A comédia foi escrita pelo próprio Farias, por Alexandre Morcilo e por Fábio Porchat (do humorístico Porta dos Fundos, que também atua no filme, junto com Bruno Mazzeo, Danton Mello e Gregório Duvivier (também do Porta dos Fundos e que estará no Festival, ao lado de Antonio Tabet e João Vicente de Castro, leia aqui).



O Festival do CCSP acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de setembro, no Memorial da América Latina, em meio a palestras, debates, workshops, revisão de portfólios, exibição de longas etc.



Sócios do CCSP não pagam para participar. Para os não sócios, fica a dica: se associem ao CCSP. Além de todos os benefícios, poderão entrar de graça no Festival do CCSP 2013 e ainda ganhar um Anuário.



Dúvidas podem ser esclarecidas pelo fone 11 3030-9322 ou email: ccsp@ccsp.com.br.



Ingressos já podem ser adquiridos: http://www.ingressorapido.com.br (buscar por Festival do CCSP).



Informações sobre este grande encontro estão reunidas na fan page: http://www.festivaldoccsp.com.br.



O evento tem patrocínio da Rede Record, AlmapBBDO, Borghi/Lowe, BossaNovaFilms, Bullet, Burti, Conspiração Filmes, Delicatessen, F/Nazca S&S, JWT, Leo Burnett, Miami Ad School / ESPM, Ogilvy, ParanoidBR, Santa Clara e Sonido.



Leia anterior, com perfil de Braulio Mantovani, aqui.



Serviço:



Festival do Clube de Criação de São Paulo

Quando: dias 20, 21 e 22 de setembro (sexta-feira, sábado, domingo)

Onde: Memorial da América Latina – Barra Funda – São Paulo

Estacionamento no local e metrô ao lado

Contatos com o Clube para se associar ou tirar dúvidas: 11 3030 9322 ou ccsp@ccsp.com.br

Fan page: http://www.festivaldoccsp.com.br

 


Festival do CCSP 2013

/