Festival do Clube 2021

Empresas só podem sobreviver num mundo sustentável

21.09.21

Em sua 9ª edição, o Festival do Clube de Criação promove um painel para decifrar os mistérios que envolvem a “sopa de letrinhas” ESG e ODS, temas que cada vez mais ganham importância na agenda das grandes corporações. Uma das questões ligadas a essa temática é saber a quem cabe comandar as discussões em torno desses conceitos. Quem responde por estratégias dentro das empresas que podem ajudar a evitar uma tragédia climática no futuro?

No painel “Sopa de Letrinhas: ESG e ODS são assuntos para CMOs e cia.?”, que acontece nesta quarta-feira, 22, às 17h20, na sala Estrela. a trinca Environmental, Social and Governance (ESG) estará no centro do palco. Ela pode ser traduzida como melhores práticas ambientais, sociais e de governança corporativa. Isso quer dizer, em outras palavras, preservar os recursos naturais, diminuir a emissão de poluentes e administrar processos de reciclagem e descarte limpo de resíduos industriais, embalagens e produtos.

Também inclui projetos de engajamento social, visando a eliminar práticas racistas, machistas e homofóbicas nas companhias. Bem como criar e manter pactos de inclusão colaborativa com fornecedores, clientes e comunidades.

Pelo lado da governança, entre as metas está ter gestão eficiente e transparente, em que se mantenha, por exemplo, a independência do conselho de administração. As boas práticas envolvem ainda educação permanente, respeito à diversidade, conduta interna respeitosa, reconhecimento do mérito e aproveitamento de talentos no desenvolvimento corporativo.

Já os ODS são os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, que somam 17 no total, definidos em 2015 por 193 países membros da ONU. Eles contemplam 169 metas e 230 indicadores, numa agenda global que deve ser seguida por governos, sociedade civil e empresas.

Resumindo, o objetivo é eliminar a pobreza extrema, gerar programas educativos de inclusão, garantir alimentação de qualidade, zelar pela saúde pública, proteger os recursos naturais e promover a relação pacífica entre as comunidades humanas.

Efetivamente, não se trata de uma moda. As empresas perceberam que muitos de seus recursos são escassos e outros são finitos. Ao mesmo tempo, as guerras, as doenças e a pobreza retardam a ampliação dos mercados consumidores. Como gerar crescimento sem equilíbrio? Essa é a pergunta que atormenta muitos dos profissionais de marketing, encarregados de atualizar e remodelar o design, o fundamento e a comunicação das marcas.

O mediador do painel será José Saad Neto, head of insights da GoAd Media. “Pretendo convocar os debatedores a explicar de que forma os temas relacionados a ESG e ODS estão sendo endereçados nas companhias, explica. “Queremos saber como as empresas estão estruturando essas áreas, com quais profissionais e com quais disciplinas”.

Saad afirma que o mercado busca hoje descobrir se esses conceitos estão encaixados nos projetos de responsabilidade social ou nas estratégias de negócios. Afinal, como essas ações se refletem nos resultados? Há mais uma questão apontada por ele: como as agências e os profissionais de criação podem agir para imprimir escala às mensagens?

Hélio Muniz, chief communications officer & ESG na Via e diretor presidente da Fundação Casas Bahia, é um dos participantes. Proprietária das marcas Extra, Ponto e Casas Bahia, a Via criou cargos de embaixadores da diversidade e sustentabilidade. São funções diplomáticas na empresa, ou seja, de mediação e aconselhamento. A ideia foi conversar com os diversos departamentos e constituir soluções criativas para a inclusão social e para o uso racional de recursos naturais.

Para a Via, essa é uma atividade estratégica, porque se reflete na imagem pública da organização, influenciando fornecedores, investidores e clientes. A empresa se baseia no conceito de economia circular, em que produção, consumo e descarte são organicamente pensados para gerar relações pessoais colaborativas e reduzir os impactos no meio ambiente.
A proposta da Via é que, até 2025, a maior parte da energia seja proveniente de fontes renováveis como usinas solares. Outro desafio é promover a diversidade racial na montagem do time de colaboradores.

O painel terá a participação também de Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev na América do Sul. Nos últimos anos, a companhia tem apostado em inovação e buscado parcerias com startups para solucionar problemas socioambientais. Foi o caso do projeto de coleta organizada de embalagens de vidro de bares e restaurantes.

A Ambev procura se alinhar com os ODS e comprar energia elétrica de fontes renováveis. Também tem se dedicado a desenvolver projetos para reduzir a emissão de carbono em toda sua cadeia de valor. Figueiredo afirma que o sonho de seu grupo de trabalho é unir as pessoas em um esforço de sustentabilidade que garanta um amanhã melhor para todos.

No painel estarão mais duas lideranças que abarcam mais do que o Brasil: Maria Claudia Villaboim Pontes, CEO da Weleda Latin America, e Carmela Borst, vice-presidente de marketing e comunicação para América Latina da AON. Carmela sustenta que a “sopa de letrinhas” deveria conter ainda o H2H (Human to Human). Junto com ESG e OSD, elas nos lembram do básico, afirma Carmela. Segundo ela, o conceito pode ser interpretado como “ser humano, cuidar do próximo e do planeta e, se não estiver bom para todos, não estará bom para ninguém”.

Todos os painéis desta edição terão transmissão online pela plataforma Globoplay. Para participar do evento, é preciso fazer inscrição - que é gratuita - na plataforma da Sympla – aqui.

Garanta seu lugar.

Acesse aqui para conferir a programação.

Festival do Clube de Criação
Quando22 e 23 de Setembro de 2021
OndeGloboplay
InscriçõesSympla