Festival do Clube 2021

Criatividade e periferia, uma coisa só – e influente

22.09.21

Em sua história, o Festival do Clube de Criação apresentou diversas palestras sobre a criatividade na periferia e, em 2021, não seria diferente. Um dos desafios de debater o tema nesse momento é pensar na periferia não mais como uma exceção à regra, mas como parte de uma coisa só - e influente.

Temos que dar uma virada nesse conceito, colocar do avesso. Não ter um conceito de periferia que vai virar centro, mas de periferia que influencia o centro e torna tudo uma coisa só”, explica Marcello Barcelos, fundador da agência Barça, mediador do debate “Criatividade na periferia”, que será nesta quinta-feira, 23, às 13h20.

Segundo ele, quando se trata de periferia, temos uma cultura de ver as mazelas, como enchentes e fome. “Acreditamos que o bom é mostrar as soluções. Há tantas coisas que fazem a comunidade se tornar visível e se espalhar para o mundo das empresas, o da Faria Lima”, reforça Barcelos, que tem na periferia uma parte importante de seu negócio fundado um pouco antes da pandemia e que tem um projeto em Paraisópolis para apoiar “crias da quebrada” a escrever, fotografar, dirigir e empreender.

Os talentos que vão compor a mesa são exemplos de quem influencia e aponta soluções para o mundo. Joildo Santos é comunicador social e fundador da agência Cria Brasil, de Paraisópolis, que visa suprir lacunas deixadas pela falta de distribuição de conteúdo e produção cultural para regiões periféricas das cidades brasileiras. Marcus Rochah é fundador e diretor de criação da grife Mete a Marra, também de Paraisópolis, que está no mercado há quatro anos.

Estão ainda no painel Mariana de Paula, cofundadora da LabJaca, laboratório de pesquisa, formação e produção de dados e narrativas sobre as favelas e periferias, localizado na favela do Jacarezinho, zona norte do Rio, e dois cineastas: Valter Rege, diretor do curta “Preto no Branco”, sobre um jovem negro acusado injustamente de um crime, e que foi selecionado para o Toronto Black Film Festival, e também youtuber; e Nay Mendel, cofundador do Maloka Filmes, coletivo com atuação no extremo sul de São Paulo, que além de fazer filmes, se envolve com cineclubes comunitários, contribuindo com a distribuição de obras audiovisuais nas periferias, e com a produção cultural e de eventos nas quebradas.

Um dos temas do debate é que o olhar para a periferia não pode ser de exceção, a começar pelo fato de que ela é um mercado de bilhões e as marcas não podem estar indiferentes. “Juntamos experiência suficiente para guiar as marcas de um jeito que não seja predatório, apenas para vender. Antigamente, a construção de marca era apenas de produto. Elas podem e devem ter uma pauta completamente diferente, de inclusão e oferecendo outras contrapartidas”, afirma Barcellos.

Há muitas empresas que já estão compreendendo melhor os processos de transformação social na favela e periferias do Brasil. Para as marcas que querem estar em lugares como Paraisópolis, a grande dica que o debate vai trazer é que a periferia não quer apenas vê-las de passagem, como normalmente acontece.

O repertório e jeito de conversar precisa ser revisto. Não é como um adulto trata crianças, mas passando a falar de igual para igual. Falamos de força criativa, inteligência e uma turma toda produzindo e pensando em soluções para o todo, não só para a periferia, mas para fora”, ressalta. “Não podemos ver o mercado como um poder central e outro periférico, mas como apenas um”, resume Barcellos.

Muitas iniciativas da periferia ganham corpo nos ambientes digitais, desde canais no YouTube - como fizeram Valter Rege e o Maloka Filmes, até perfis no Instagram e no Facebook. Seus trabalhos podem ser conhecidos por essas redes ou em sites como o da LabJaca, o da agência Cria Brasil, e o da Mete a Marra, que tem e-commerce. A Barça pode ser conhecida no LinkedIn.

Este e todos os demais painéis do Festival do Clube 2021 têm transmissão pelo Globoplay. Para participar do evento, é preciso fazer inscrição - que é gratuita - na plataforma da Sympla – aqui.

Garanta seu lugar.

Acesse aqui para conferir a programação.

Festival do Clube de Criação
Quando22 e 23 de Setembro de 2021
OndeGloboplay
InscriçõesSympla