Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Anselmo Ramos: encontre a palavra que te define
Um dos key speakers da 12ª edição do Festival do Clube Criação, que acontecerá nos dias 12 e 13 de outubro, é Anselmo Ramos, cofundador e creative chairman da GUT, que costuma definir sua agência como corajosa e feita para clientes corajosos – hoje, o portfólio tem nomes como AB InBev, Tim Hortons, Kraft Heinz e Mercado Livre. A palavra “coragem”, portanto, carrega um sentido especial. Ele pretende mostrar que existe um método para levar qualquer marca – ou pessoa – a encontrar sua própria palavra e se apropriar dela.
Em sua palestra “Como achar o seu BOW (Brand One Word)”, no domingo (13), às 19h15, Anselmo irá contar que definir essa palavra tem sido fundamental para os clientes da agência e para seus funcionários, os “gutsies”. A proposta é inspirar as pessoas a encontrarem as suas palavras únicas – ou BOW – e, com isso, atingirem seu potencial máximo, qualquer que seja o âmbito.
“Vou tentar mostrar para a comunidade criativa brasileira o poder de encontrar uma palavra que define uma marca ou uma pessoa. Nós chamamos essa palavra de Brand One Word (BOW). É a sua marca destilada em apenas uma palavra. E como isso pode mudar sua carreira e sua vida para sempre. Vou dar exemplos pessoais, do mercado, e ajudar todo mundo a encontrar sua BOW”, promete.
Anselmo afirma que, quando as pessoas encontram a sua palavra, os caminhos se abrem naturalmente e as decisões profissionais ou pessoais se tornam mais fáceis. “Tudo é uma consequência da BOW que é sua essência, seu DNA, sua alma. Quando você consegue resumir a razão da sua existência em só uma palavra, fica mais claro o ‘como’, o ‘com quem’ e principalmente o ‘porquê’ de tudo. Vira o seu mantra e sua filosofia de vida. Uma marca ou uma pessoa ao encontrar, abraçar, e executar sua palavra é o grande segredo para atingir o máximo potencial na carreira e na vida”, explica.
Todos têm essa possibilidade? Anselmo é categórico quanto a isso. “Sim, todo mundo e todas as marcas podem encontrar sua BOW. Todo mundo é uma marca, quer você queira ou não. Às vezes, a BOW é óbvia e fácil de achar. Às vezes, não. Mas sempre é possível achar”, afiança.
O método indicou que a palavra “coragem” é o que resume a GUT. E no caso pessoal de Anselmo Ramos, qual é? Ele revela que é “sonhador”. O que foi confirmado pelo argentino Gastón Bigio, seu sócio. “O Gastón me perguntou um dia qual era minha BOW. Quando eu respondi ‘sonhador’, ele me mostrou um papel. Ele tinha escrito a mesma palavra”, conta. O brasileiro reforça: “Sempre sonhei grande: como trabalhar fora, mudar a Ogilvy Brasil, começar a David, fazer da GUT a Rede Independente do Ano em Cannes. Quando atinjo um sonho, imediatamente já penso em outro. Isso não vai mudar nunca”.
O sonho mais atual, por assim dizer, começou em 2018, a partir da parceria com Bigio, que deu origem à GUT. Segundo Anselmo, o objetivo desde o princípio era “ser a agência de referência para as maiores marcas do mundo que buscam fazer um trabalho corajoso e uma construção de marca ousada a longo prazo”.
A agência tem, atualmente, operações em Miami, Buenos Aires, São Paulo, Toronto, Cidade do México, Los Angeles, Amsterdã e Madri. Além de ter sido A-List da AdAge por quatro anos consecutivos e ganhar alguns dos principais prêmios de referências internacionais de criatividade como Clio Awards, One Show, D&AD, Effie, ANDY Awards, a GUT veio de um 2023 com 35 Leões em Cannes, tendo sido a Independent Network of the Year, Latam Network of the Year, e tendo o escritório de Buenos Aires atingido o reconhecimento máximo como Independent Agency of the Year e Agency of the Year.
Em 2024, a GUT São Paulo faturou prêmios que incluem o Grand Prix de Media, com “Handshake Hunt”, case criado para o Mercado Livre. Com essas conquistas já consolidadas, a expectativa é que, durante sua apresentação, Anselmo fale também sobre seus próximos sonhos.
Felipe Turlão
Veja aqui a programação do Festival do Clube 2024.
Patrocínio Premium (ordem alfabética): Globo; Grupo Papaki; Recôncavo Company.
Patrocínio Master: Santeria.
Patrocínio (ordem alfabética): Barry Company, Boiler Filmes, Café Royal, Halley Sound, Heineken, Jamute, Landscape, Lew’Lara\TBWA, Modernista, Mr. Pink Music, MugShot, MyMama Entertainment, Nós – Inteligência e inovação social, O2, Paranoid, Piloto, Purpple, União Brasileira de Compositores, TikTok, Unblock Coffee e We.
Apoio (ordem alfabética): Artmont, Antfood, Audioink, Bici Desagência, Canal markket, Canja Audio Culture, Carbono Sound Lab, Chucky Jason, Ellah Filmes, Estúdio Origem, Fuzzr, Grupo Dale!, Mercuria, Monkey-land, Pachamama, Pródigo Filmes, Punch Audio, Sailor Studio, Soko (Droga5 São Paulo), Sondery, Tribbo, UOL, Vox Haus.
Sem estas empresas, NÃO haveria Festival.
Para você não esquecer: já está à venda o ÚLTIMO LOTE de ingressos. Por conta do sucesso alcançado no ano anterior, neste lote adicionamos o Ingresso Solidário. Aproveite 15% de desconto em troca de 1kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue no dia do evento. Adquira o seu por meio da plataforma Sympla. Garanta sua participação o quanto antes, clicando aqui. Agências, produtoras, anunciantes comprem também seu lote de ingressos o quanto antes: temos pacotes com 5% de desconto para cinco ingressos, 10% para 10 ou 15% de desconto para 15 ingressos, entre em contato com o Clube pelo e-mail clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou mensagem para o Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881. Interessados em patrocinar o evento procurem o washington@clubedecriacao.com.br.
Serviço:
12º Festival do Clube de Criação - 12 e 13 de outubro - sábado e domingo - das 8h30 às 22h
Ingressos estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.
Dúvidas ou desejo de se associar? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881
Endereço Memorial: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda
Acesso pelo Metrô Barra Funda
Estacionamento no local
@ClubedeCriacao no Insta
Facebook Clube de Criação
LinkedIn do Clube de Criação
#festidaldoclubedecriacao