Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
IA e criação: marcas em busca de humanidade
A "humanização das marcas" é um dos temas preponderantes na era da IA e um dos grandes desafios para os criativos.
Em seu painel, “Humanizando marcas: Criatividade na Era da IA”, que ocorre no sábado, 04/10, a partir das 18h30, o CCO global da Dentsu, Yasuharu Sasaki, trará diversas reflexões aos presentes no Festival do Clube de Criação sobre o assunto.
Uma das grandes tensões é que, na era da IA, quanto mais a criatividade busca eficiência de curto-prazo, mais o trabalho tende a ser “mais do mesmo”. Para se construir marcas verdadeiramente únicas, elas devem ser mais humanizadas e estar ao lado dos seus consumidores no longo prazo. “A IA, sem dúvida, vai transformar diversas indústrias, mas os criativos não devem esperar a mudança acontecer. Temos que ampliar o conhecimento sobre IA e focar em espalhar nossa engenhosidade humana”, afirma Sasaki, adiantando um pouco do que falará no festival.
O criativo, conhecido como Yasu e formado em Ciências da Computação, atua na Dentsu desde 1995, tendo começado como redator. Mas o viés tecnológico da profissão é bem compreendido por ele, a ponto de entender onde estão os problemas de uma visão exclusivamente baseada em IA. Para que uma marca se torne única e atraente, por exemplo, ela precisa ouvir as vozes silenciosas de cada pessoa, acompanhar suas ações e conquistar sua confiança E não é uma máquina que fará isso, conforme explica Sasaki. “A confiança das pessoas sobre uma marca não exige apenas autenticidade, mas também humanidade. A força das marcas está em criar um futuro melhor, com histórias inesperadas e uma persona amável, embora por vezes imperfeita e problemática”, explica.
Outra preocupação de Yasu é sobre a IA generativa. A essência da criatividade, segundo ele, está em criar surpresas, coisas imprevisíveis, não em otimizar elementos previsíveis. “A IA generativa, especialmente por atuar em áreas próximas à criatividade, é algo que muitas pessoas usam com prazer. Mas sinto que, agora, mais do que nunca, os criativos devem considerar seus vários efeitos colaterais e se manifestar”, afirma.
Em sua visita ao Brasil, Sasaki vai falar ainda sobre a necessidade de as marcas terem uma comunicação mais personalizada, para conquistarem essa “humanidade”. Por isso, uma grande tendência é que elas tenham “histórias globais e poderosas”, alinhadas com ideias construídas localmente, com insights mais próximos à realidade de cada país ou até cidade. Por isso, será importante, para redes globais como a Dentsu, ter talentos fortes em cada região, constituindo uma rede criativa diversificada.
Sobre o Brasil, ele diz que a criatividade local evoca fortemente a solução de problemas sociais, com força no digital e em approaches não tradicionais. “Espero que o Brasil continue sendo pioneiro nesse tipo de criatividade para resolver problemas. Porém, criar transformação social leva tempo. Às vezes, sinto que não precisamos correr tanto para ter os resultados”, adverte.
Leia matéria anterior sobre as mesas deste ano do Festival do Clube, aqui.
Patrocínio Master (ordem alfabética): Globo; Grupo Papaki; Warner Bros. Discovery
Patrocínio (ordem alfabética): AlmapBBDO; Antfood; Barry Company; Boiler Hub; Cine; Ellah Filmes; Galeria; Halley Sound; Heineken; Ilha Crossmídia; Jamute; Lew'Lara\TBWA; Love Pictures Company; Not So Impossible; Monks; Mr Pink Music; Netflix; O2; OMZ; Paranoid; Piloto; Publicis Production; Sadia; Sweet Filmes; UBC - União Brasileira de Compositores; Unblock Coffee; VML Brasil
Apoio (ordem alfabética): Anonymous Content Brazil; Artmont Creative Action; Artplan; BETC Havas; Broders; Carbono Sound Lab; Casablanca Audiovisual; Corazon; Fantástica Filmes; Felicidade Collective; Grupo Box Brasil; Grupo Tigre; Human; Jungle Kid; Magma; MiamiAdSchool; Prosh; Punch Audio; Sympla; Unlimitail; UOL; Zanca Films.
Sem estas empresas, NÃO haveria Festival.
Serviço:
13º Festival do Clube de Criação - 4 e 5 de outubro - sábado e domingo - das 8h às 22h
Ingressos estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.
Dúvidas ou desejo de se associar? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881
Endereço Memorial: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda
Acesso pelo Metrô Barra Funda
Estacionamento no local
@ClubedeCriacao no Insta
Facebook Clube de Criação
LinkedIn do Clube de Criação
#festivaldoclubedecriacao
#ClubedeCriacao50Anos