arrow_backVoltar

Festival do Clube 2025

Duda Porto: arquitetura que não agride o planeta

15.09.25

A produção de cimento, um elemento essencial na construção civil, gera cerca de 7% das emissões globais de gases de efeito estufa (como o dióxido de carbono/ CO2). Por isso, a escolha de materiais recicláveis e de baixo impacto ambiental tem sido uma das maiores tendências na chamada arquitetura sustentável.

A aposta nesse setor tem sido a marca do arquiteto Marcelo José Porto Soares em seus mais de 25 anos de carreira. Premiado e reconhecido pela pegada inovadora com foco em sustentabilidade dos seus projetos, Duda Porto (como é mais conhecido) é o convidado do painel “Caminhos sustentáveis para a arquitetura”, que será realizado no sábado, dia 4 de outubro, a partir das 14h40, durante a 13ª edição do Festival do Clube de Criação, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Com um portfólio de centenas de trabalhos executados dentro e fora do Brasil, Duda Porto ficou mais conhecido do grande público ao estrelar o programa "Extreme Makeover Brasil", do canal GNT, no qual fazia reformas completas nas casas dos participantes – em apenas 10 dias.

Um de seus projetos mais famosos é a Casa Lite, uma construção autossuficiente, modular e sustentável, que nasceu da busca por "menos excesso e mais essência". Segundo Porto, a Casa Lite pode ser vista como "um palco para a nossas relações com a natureza e com quem amamos".

Lançado na mostra CasaCor há 12 anos, o sistema Lite se baseia em um tipo de planejamento por meio do qual cada detalhe é pensado para o melhor aproveitamento de material, transporte, integração entre homem, arquitetura e espaço a seu redor.

A ideia é criar um lar aconchegante e contemporâneo, com o mínimo impacto ambiental. Além disso, o sistema modular permite que a casa seja desmontada, transportada e remontada em qualquer lugar. O sistema conversa com o conceito de Quilômetro Zero, que se refere a produtos obtidos e consumidos dentro de uma mesma região ou localidade, evitando assim emissões de carbono no transporte, promovendo as economias locais e reduzindo o impacto ambiental. Aplicado à arquitetura sustentável, o conceito Quilômetro Zero busca promover o uso de materiais produzidos nas pr0ximidades e a valorização da mão de obra local, além do menor impacto ambiental possível.

Duda Porto também procura aproveitar ao máximo os materiais que vão compor a obra e utilizar, em seus projetos, energia solar e água da chuva (para regar plantas ou mesmo abastecer a descarga do banheiro).

Eliane Pereira

Espie aqui a programação quase completa do Festival do Clube 2025.

Patrocínio Master (ordem alfabética): Globo; Grupo Papaki; Warner Bros. Discovery

Patrocínio (ordem alfabética): AlmapBBDO; Antfood; Barry Company; Boiler Hub; Cine; Ellah Filmes; Galeria; Halley Sound; Heineken; Ilha Crossmídia; Jamute; Lew'Lara\TBWA; Love Pictures; Not So Impossible; Monks; Mr Pink Music; Netflix; O2; OMZ; Paranoid; Piloto; Publicis Production; Sadia; Sweet Filmes; UBC - União Brasileira de Compositores; Unblock Coffee; VML Brasil

Apoio (ordem alfabética): Anonymous Content Brazil; Artmont Creative Action; Artplan; BETC Havas; Broders; Carbono Sound Lab; Casablanca Audiovisual; Felicidade Collective; Grupo Box Brasil; Grupo Tigre; Human; Jungle Kid; MiamiAdSchool; Prosh; Punch Audio; Sympla; Unlimitail; UOL; Zanca Films.

Sem estas empresas, NÃO haveria Festival.

Serviço:

13º Festival do Clube de Criação - 4 e 5 de outubro - sábado e domingo - das 8h às 22h

Ingressos estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.

Dúvidas ou desejo de se associar? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881

Endereço Memorial: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda

Acesso pelo Metrô Barra Funda

Estacionamento no local

@ClubedeCriacao no Insta

Facebook Clube de Criação 

LinkedIn do Clube de Criação

#festivaldoclubedecriacao

#ClubedeCriacao50Anos

Festival do Clube 2025

/