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Andrés inspira plateia
Andrés Bukowinski, sócio e diretor de cena da ABA Filmes, ministrou palestra na edição 2010 do FIAP.
Andrés, que é de origem polonesa mas viveu na Argentina por muitos anos, antes de se mudar para o Brasil, nos anos 70, falou em espanhol sem qualquer dificuldade.
Ele mostrou uma série de filmes que dirigiu, desde os anos 1960 até hoje, arrancando aplausos do público presente na exibição de "Presidentes" e "Hitler", ambos comerciais criados pela W/Brasil para Folha de S.Paulo. Conquistou também muitos risos, quando projetou comerciais de BomBril, com destaque para "Che" e para dois de MonBijou, que 'brincavam' com seu maior concorrente, Comfort.
Também deliciou a plateia com comercial de Bamerindus, que se chama "Restaurante Grego".
Andrés abriu a palestra dizendo que segundo Washington Olivetto, seu parceiro de tantos e tantos anos, ele (Andrés) foi quem inventou a publicidade filmada. O diretor de cena afirma que isso obviamente é um exagero, mas que, na verdade, quando começou, nos idos de 1960, havia ainda tudo para ser feito e um mundo de tentativas à espera de um diretor e de uma câmera. "Desta forma, fui sim um pioneiro em muitas coisas, e nem poderia ser diferente".
O tema de Andrés era a busca da simplicidade nas ideias e ele disse que isso se refere ao conceito e não necessariamente à concepção. "Sem uma boa ideia não temos nada".
Os jovens presentes à palestra puderam assistir filmes de anunciantes como Aerolineas Argentinas, Seagran, Conselho Nacional de Propaganda (com "Homem de 40 anos", que rendeu o primeiro Leão de Ouro em Cannes para o Brasil), Esso, Cruzeiro, APAE, Jontex, Sonrisal, Panex, Itatiaia, Unicef e Olivetti.
Sobre a legendária campanha de BomBril, Bukowinski disse que o triângulo formado por ele, o ator Carlos Moreno e Washington Olivetto sustentou essa campanha de forma quase que mágica, gerando quase 400 comerciais em mais de 30 anos de parceria.
Andrés exibiu ainda um breve making of que mostrou sua forma de atuar no set, sempre com muito bom humor e interagindo das formas mais hilárias com os atores. "A película capta o clima do set. Fica tudo registrado. Por isso, mau humor e brigas têm de passar longe".
Em sua defesa pelas boas e simples ideias disse: "Boa publicidade só se faz com valentia e confiança do anunciante na agência e da agência na produtora. Se o anunciante está inseguro, tem medo de perder dinheiro, acha que a agência só está em busca de prêmios, torna-se covarde e o resultado fica ruim. Todos saem perdendo".
Andrés defendeu ainda a máxima "menos reunião e mais obsessão" e afirmou continuar tão entusiasmado com seu ofício hoje quanto há quarenta anos. "O melhor filme para mim sempre é o próximo", finalizou.
Terminada a palestra, jovens se levantaram do auditório dizendo: "Que vontade de ir para casa e criar. estava cheio de preguiça mas agora fiquei na pilha". Ou: "Também queria fugir do trabalho, mas agora vou voltar para a agência". E um terceiro, brasileiro, arrematou: "Ai, que saudades do Brasil isso me deu".
Comentários
Emilio Carrera - Andrés, vc continua o gênio de sempre. Foi muito bom saber de sua forma, e conteúdo! Parabéns, fiquei feliz!
Tuca Camargo - Um ser humano maravilhoso. Como profissional, um grande exemplo. Sabe expressar o que esta buscando e principalmente, sabe ouvir! Grande abraço Andrés