arrow_backVoltar

Filhos da Pista

Do Brasil ao México de Fusca, em documentário (com trailer)

05.05.14


Dois jovens brasileiros - Rafael Sawaya e Ivan Charoux - saíram de seu país em 1970, em um Fusca, sem nenhum mapa, para viajar por 21 dias até Guadalajara e acompanhar a Copa do México.



Depois de 44 anos (em 2014), a produtora brasileira Latina Estúdio, em parceria com a mexicana Taller de Luz, convidou os dois a repetirem o feito.



A viagem percorrerá um total de 15 mil quilômetros e será registrada no documentário "Filhos da Pista" ("Hijos de la Ruta"), com desdobramento em 40 episódios para web e um especial para TV.



“Queríamos um projeto brasileiro com vocação para coprodução internacional, seguindo o histórico da produtora que traz esta particularidade no seu DNA. Além disso, por meio de uma história particular, podemos abordar temas universais tão caros a ambas as culturas, como a amizade e o futebol”, comenta Cao Quintas, produtor executivo da Latina Estúdio.



O documentário contará com a participação de alguns dos jogadores participantes da vitória do Brasil em 1970, como Rivelino e o ex-goleiro Felix, em seu último registro público (ele faleceu em agosto de 2012); e de personalidades relacionadas com o universo do futebol, como o jornalista Juca Kfouri e o publicitário Washington Olivetto.



O projeto resgatará registros da viagem original, feitos pelos próprios jovens, em 1970, cujo restauro foi doado pela Cinemateca Mexicana aos produtores do longa. No total, foram restaurados 90 minutos relativos à viagem original, captados em 8MM.



Em produção desde 2010 e dirigido por León Serment, o projeto conta com o apoio da Ancine, no Brasil, e da Incime, no México.



A iniciativa é ganhadora do Premio Ibermedia, programa de estímulo à produção e à distribuição de filmes Ibero-americanos, que integra a política audiovisual da Conferência de Autoridades Cinematográficas Iberoamericanas (CACI).



Com investimentos financeiros da TV7 Jalisco, TV UNAM e Michelin México, Quintas destaca a captação financeira como o principal desafio para a realização do projeto. “No México, arrecadamos recursos rapidamente, mas, no Brasil, os investidores buscavam projetos que dialogassem diretamente com o Mundial de 2014. Com o tempo, felizmente, encontramos canais que viabilizaram os recursos da parte brasileira”, comenta.



Assista ao trailer, abaixo.




Filhos da Pista

/