Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Do Brasil ao México de Fusca, em documentário (com trailer)
Dois jovens brasileiros - Rafael Sawaya e Ivan Charoux - saíram de seu país em 1970, em um Fusca, sem nenhum mapa, para viajar por 21 dias até Guadalajara e acompanhar a Copa do México.
Depois de 44 anos (em 2014), a produtora brasileira Latina Estúdio, em parceria com a mexicana Taller de Luz, convidou os dois a repetirem o feito.
A viagem percorrerá um total de 15 mil quilômetros e será registrada no documentário "Filhos da Pista" ("Hijos de la Ruta"), com desdobramento em 40 episódios para web e um especial para TV.
Queríamos um projeto brasileiro com vocação para coprodução internacional, seguindo o histórico da produtora que traz esta particularidade no seu DNA. Além disso, por meio de uma história particular, podemos abordar temas universais tão caros a ambas as culturas, como a amizade e o futebol, comenta Cao Quintas, produtor executivo da Latina Estúdio.
O documentário contará com a participação de alguns dos jogadores participantes da vitória do Brasil em 1970, como Rivelino e o ex-goleiro Felix, em seu último registro público (ele faleceu em agosto de 2012); e de personalidades relacionadas com o universo do futebol, como o jornalista Juca Kfouri e o publicitário Washington Olivetto.
O projeto resgatará registros da viagem original, feitos pelos próprios jovens, em 1970, cujo restauro foi doado pela Cinemateca Mexicana aos produtores do longa. No total, foram restaurados 90 minutos relativos à viagem original, captados em 8MM.
Em produção desde 2010 e dirigido por León Serment, o projeto conta com o apoio da Ancine, no Brasil, e da Incime, no México.
A iniciativa é ganhadora do Premio Ibermedia, programa de estímulo à produção e à distribuição de filmes Ibero-americanos, que integra a política audiovisual da Conferência de Autoridades Cinematográficas Iberoamericanas (CACI).
Com investimentos financeiros da TV7 Jalisco, TV UNAM e Michelin México, Quintas destaca a captação financeira como o principal desafio para a realização do projeto. No México, arrecadamos recursos rapidamente, mas, no Brasil, os investidores buscavam projetos que dialogassem diretamente com o Mundial de 2014. Com o tempo, felizmente, encontramos canais que viabilizaram os recursos da parte brasileira, comenta.
Assista ao trailer, abaixo.