Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Feira de Cinema e Áudiovisual discute o tema
Para debater as chamadas Film Commissions, no Brasil e na América Latina, vários stakeholders envolvidos na discussão reuniram-se na tarde da última quinta-feira (24/08), durante a 1ª Feira Internacional da Indústria de Cinema e Áudiovisual, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
As Film Commissions são organizações que funcionam como agentes facilitadores para fornecer informações sobre condições para filmagens, num País, Estado ou Município, a produtores nacionais ou estrangeiros interessados.
Para serem consideradas institucionais, as Film Commissions devem ter representantes não só da iniciativa privada, mas também do Estado, já que incentivo fiscal e outros assuntos relacionados a governo estão na pauta das organizações.
No debate, estavam presentes Ana Cristina Costa e Silva (Brasil Central Film Commission), Sérgio Andrade (Rio Tamurã Filmes), Anna Flávia Dias Salles (Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais e Minas Film Commission), Cícero Aragon (Fundacine), Paulo Schmidt (Film Brazil), Edgard Castro Cardoso (São Paulo Film Commission) e Paulo Markun (Santa Cine e Santa Catarina Film Commission).
O grupo marcou uma reunião com membros do Ministério da Cultura e do Turismo, com o objetivo de definir linhas de atuação para fortalecer as Film Commissions e garantir a participação efetiva do Estado.
O encontro acontecerá no próximo dia 13 de setembro, em Porto Alegre. A expectativa é de que haja uma maior mobilização dos governos federal e estaduais para que efetivamente as ações sejam colocadas em prática.
Sugeriu-se ainda a criação de uma lista de discussão entre os profissionais do setor e encontros periódicos para gerar debates e avançar sobre a questão no Brasil.
A 1ª Feira Internacional da Indústria de Cinema e Áudiovisual, que começou no último dia 23, termina nesta sexta-feira (25), com a realização de outros seminários relacionados ao mercado publicitário e cinematográfico.