arrow_backVoltar

Fim de Semana

Vik Muniz no MAM carioca (e depois em SP)

06.02.09

Mais de 130 obras do artista plástico e fotógrafo paulistano Vik Muniz  ocuparão cerca de 1.500 m² do MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.


Muniz, 47 anos, está há 25 anos radicado em Nova York e conseguiu atrair a atenção da comunidade artística internacional com fotografias de trabalhos realizados a partir de técnicas variadas e materiais quase sempre inusitados - como a Mona Lisa feita de pasta de amendoim, o Che Guevara desenhado em geléia ou o retrato de Elizabeth Taylor montado a partir de centenas de pequenos diamantes.

Mais recentemente, voltou a surpreender com uma série de imagens feitas a partir de lixo.

A originalidade de sua obra o estabeleceu como um dos criadores mais incensados da arte contemporânea, presente no acervo de diversos museus do mundo.

Agora, o público brasileiro pode ter uma visão abrangente da produção do artista por meio de ‘Vik’, a maior exposição já dedicada à sua obra.


Com patrocínio do Circuito Cultural Bradesco Seguros e Previdência e apoio do Ministério da Cultura, a mostra segue até 8 de março e depois segue para o MASP – Museu de Arte de São Paulo, onde estréia em 23 de abril.


A exposição inclui três vídeos, realizados por um colaborador de Muniz, o fotógrafo Fabio Ghivelder. Eles revelam o processo criativo de algumas séries do artista, fazendo uma espécie de making of da construção de suas obras. Um desses vídeos será exibido em um monitor de plasma colocado no chão, para que o espectador possa compartilhar o ponto de vista de Muniz ao fotografar de cima as obras da série ‘Pictures of Garbage’ (Imagens de Lixo).

O vídeo foi realizado em ultra high definition, com a animação de três mil fotografias. Na série, catadores de lixo de Gramacho encarnam personagens de obras consagradas, recriadas com o material recolhido do próprio aterro sanitário onde trabalham.


 SERVIÇO


Exposição ‘Vik’
Retrospectiva com 131 obras do artista plástico Vik Muniz
Realização e coordenação: Aprazível Edições e Arte – Leonel Kaz e Nigge Loddi
Patrocínio: Bradesco Seguros e Previdência
Direção de montagem: Emílio Kalil
Produção executiva: Bianca de Felippes
Programação visual: Jair de Souza
Vídeos – Fabio Ghivelder
Montagem: Arquiprom
Exposição: até 8 de março
Horário de visitação: de 12h às 18h, de terça a sexta-feira
                                      de 12h às 19h, sábados, domingos e feriados
Ingressos:
Inteira – R$ 5,00
Estudantes, maiores de 60 anos e crianças até 12 anos em grupos – mais de cinco por responsável – R$ 2,00
Amigos do MAM, crianças até 12 anos e funcionários de empresas mantenedoras do MAM, mediante apresentação de carteira comprovatória – Entrada gratuita
Local: Museu de Arte Moderna – MAM/RJ
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85
Estacionamento pago no local (7h às 22h)
Acesso a deficientes – O MAM dispõe de duas cadeiras de roda, rampas de acesso, elevadores e sanitários especiais nos Salões de Exposição


 


 

Fim de Semana

/