arrow_backVoltar

Fluffy e Spot

Em projeto piloto, Ford usa 'cães robôs' para escanear fábricas

29.07.20

A Ford está usando "cães robôs", chamados pela montadora de Fluffy e Spot, em um programa piloto de manufatura nos EUA. Alugados da Boston Dynamics, os autômatos têm a missão de escanear fábricas da gigante de automóveis, que pretende "economizar tempo e dinheiro", além de "aumentar a eficiência na preparação" do ambiente para a introdução de novos produtos.

Os robôs são equipados com cinco câmeras e podem andar a até 5 km/h, com bateria com cerca de duas horas de duração, ​​escaneando o chão de fábrica para auxiliar os engenheiros a atualizar a planta. O projeto piloto ocorre na fábrica de transmissões Van Dyke, em Michigan.

"Nós projetamos e construímos a fábrica. Depois, ao longo dos anos, são feitas alterações que raramente são documentadas", comenta Mark Goderis, gerente de engenharia digital da Ford. "Examinando as instalações com os robôs, podemos verificar como elas realmente são agora e reequipá-las para receber novos produtos."

Segundo a Ford, a maneira tradicional de mapear e digitalizar a fábrica custava quase US$ 300 mil. Se o programa piloto funcionar, a equipe de manufatura poderá realizar o trabalho com um investimento "muito menor".

A ideia é que, futuramente, os robôs sejam operados remotamente. Por enquanto, eles são programados para seguir um caminho específico e operados a até 50 metros de distância.

Os "cães robôs" são comandados por um controle semelhante aos de videogame, com visão remota da câmera. Uma função de parada impede que eles colidam com algo. Eles têm três tipos de marcha (caminhada sobre terreno estável, lenta para terrenos irregulares e velocidade especial para escadas) e podem se agachar e alongar para entrar em áreas de difícil acesso.

Confira abaixo o vídeo que apresenta a tecnologia.

Fluffy e Spot

/