arrow_backVoltar

F/Nazca/Datafolha

Você viraliza?

04.01.10

A sexta edição de pesquisa sobre internet no Brasil, realizada semestralmente pela F/Nazca, com apoio operacional do Datafolha, quantificou o potencial de 'viralização' do mundo virtual.

Os resultados mostram que 51% dos internautas têm o hábito de publicar na rede conteúdos criados por eles próprios e 69%, ou cerca de 45,5 milhões de brasileiros, costumam 'compartilhar' on-line.


Os meios mais acessados para tal fim são o Orkut (54%), seguido do MSN (45%) e do e-mail (41%). Os conteúdos mais compartilhados são fotos, trocadas por 49% dos usuários, seguidas de textos e vídeos (30% cada).


A assiduidade é um traço marcante do perfil de navegação no Brasil: 86% dos 66 milhões de internautas identificados pelo estudo entram na rede pelo menos uma vez por semana e 37% navegam todos os dias.


 “A força do espalhar fatos na internet sempre foi evidente. Os dados da nossa pesquisa só confirmam a fragilidade das marcas diante deste universo horizontal, instantâneo e anárquico em que se transformou a opinião pública na Era das Redes”, avalia Fernand Alphen, diretor nacional de planejamento da F/Nazca.


A pesquisa identificou ainda que os hábitos de inclusão e viralização variam consideravelmente de acordo com a região do país. Enquanto no Sul, a menos atuante, apenas 36% dos internautas publicam e 55% compartilham, no Nordeste, região com menor renda per capita do país, os números sobem para 57% e 77%, respectivamente. Entre os nordestinos, 21% já enviaram algum conteúdo de sua autoria para veículos de comunicação, ao passo que no Sul a prática cai para 14%.


A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%. O desenho amostral foi elaborado com base em informações do Censo 2000 e estimativas de 2008 do IBGE.


Leia artigo de Fernand Alphen na Pasta Online aqui.
 
 
 

F/Nazca/Datafolha

/