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Confira as principais conclusões do Fórum
O Fórum Permanente da Indústria da Comunicação (ForCom), que contou com a participação de 108 líderes setoriais e profissionais, acaba de divulgar carta contendo as principais conclusões do encontro.
A carta destaca a preocupação com a liberdade de expressão e reforça o apoio à autorregulamentação publicitária, entre outros pontos.
O ForCom foi criado por recomendação do IV Congresso Brasileiro de Publicidade, que reuniu, em julho de 2008, 1.650 delegados, entre profissionais de todas as áreas da comunicação, jornalistas e representantes da academia.
Carta do I ForCom:
"Reunido em 27 de Maio de 2009, na cidade de São Paulo, o I ForCom com quorum de108 líderes setoriais e profissionais, representando 32 entidades integrantes da Indústria da Comunicação, debateu sobre temas de interesse do setor e da sociedade brasileira e, através desta carta, torna públicas as suas conclusões:
1. O ForCom acompanha com atenção e preocupação a todos os movimentos que vêem ocorrendo em alguns países da América Latina e que comprometem ou podem vir a comprometer a liberdade de expressão e a independência dos meios de comunicação.
2. Igual atenção e preocupação estão sendo dedicadas aos mesmos temas no Brasil, sobretudo no que se refere à liberdade de expressão comercial, ferramenta legítima da livre iniciativa e fundamental para a independência financeira e, portanto, editorial- dos meios de comunicação.
3. O ForCom reafirma sua convicção de que a auto-regulamentação, adotada no Brasil há mais de trinta anos, é o mais moderno, democrático e eficiente instrumento regulador do conteúdo das mensagens, a partir da livre manifestação e participação da sociedade brasileira.
4. O ForCom, atento ao equilíbrio de toda a cadeia, manifesta apreensão com a sustentabilidade financeira de setores relevantes da indústria, ameaçados por formatos de cotação sem afinidade com os serviços prestados e pela sua conseqüente compra por valores anti-econômicos.
5. O ForCom reitera o dever de obediência e respeito às normas setoriais democraticamente debatidas e aceitas, e que estabelecem as boas práticas nas relações comerciais entre empresas do setor e seus clientes.
6. O ForCom se propõe a promover a aproximação cada vez maior entre a academia e o mercado, com vistas a uma permanente melhoria na formação dos futuros profissionais e ao aprimoramento dos serviços prestados pelas empresas dos diversos setores da comunicação, em benefício dos clientes, dos consumidores e de toda a sociedade.