Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Ibope analisa blogs e comunidades na web
Analistas do Ibope Inteligência acompanharam por cerca de dois meses mais de 240 blogs e 22 comunidades no Orkut para buscar compreender os mecanismos de formação de opinião e circulação de comentários sobre investimentos e finanças pessoais na internet.
Além dos posts e comentários, foram analisadas as tags utilizadas pelos internautas para classificarem os assuntos, bem como o inter-relacionamento entre as diversas comunidades sobre finanças.
O trabalho identificou 11 formadores de opinião digital, internautas que se revelaram bastante focados no assunto e cujos comentários são acompanhados com interesse pelos demais integrantes, e examinou o perfil de cada um deles.
O processo de aparecimento de formadores de opinião na internet não é necessariamente similar ao que se verifica na comunicação de massa, e exige trabalharmos com variáveis diferentes das normalmente empregadas pelo marketing tradicional, destaca Marcelo Coutinho, diretor de análise de mercado do Ibope Inteligência.
Segundo ele, não é possível quantificar a influência de um blog ou comunidade somente pela sua audiência. Ele enfatiza que é necessário levar em conta a autoridade de cada blogueiro ou participante de comunidade, bem como o nível de atividade que um comentário ou post provoca, incluindo reações favoráveis ou desfavoráveis.
O estudo do Ibope dá conta de que os tópicos mais comentados sobre uma ação ou cotação em comunidades especializadas do Orkut geram em média 166 comentários.
Dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil indicam que mais de 70% dos brasileiros das classes AB utilizam regularmente a rede, e dados da Bovespa mostram que em abril mais de 220 mil pessoas utilizaram o Home Broker - sistema de negociação de ações pela internet - um crescimento de 105% em 12 meses. As transações efetuadas pela web já respondem por 12% do volume total negociado em Bolsa.
Segundo Coutinho, o Ibope Inteligência irá utilizar o estudo para desenvolver pesquisas mais detalhadas com os internautas sobre como as opiniões postadas online influenciam o processo de compra.
O estudo pode ser obtido gratuitamente, mediante cadastro, no site do Ibope.