Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Retrospectiva Chico Albuquerque vai rolar no MIS
A mostra Retrospectiva Chico Albuquerque vai rolar entre os dias 19 de outubro e 27 de novembro, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo.
Albuquerque é considerado um dos pioneiros a realizar fotografias para campanhas publicitárias, no Brasil, o que torna a mostra imperdível para quem é do ramo.
Fez campanhas memoráveis para segmentos que vão da moda à indústria automobilística, de sabão em pó ao setor hoteleiro, de bancos a produtos farmacêuticos.
A exposição tem curadoria de Patrícia Veloso e reúne 93 imagens desse mestre da câmara escura, que durante quase 70 anos enxergou o mundo através das lentes.
Por elas passaram, além de modelos e produtos, praias do litoral cearense, jangadas, gibões de vaqueiros e galhos rasgando o céu do sertão.
Personalidades como o presidente Juscelino Kubitschek, o paisagista Burle Marx, o pintor Aldemir Martins e as atrizes Odete Lara e Cacilda Becker tiveram portraits assinados por Chico Albuquerque.
O fotógrafo nasceu em Fortaleza, em 1917. Aos 15 anos fotografou um curta-metragem documental e aos 17 já era um profissional.
Em 1942, aos 25, aprendeu a compor fotografia ouvindo falar pela primeira vez na divisão áurea do retângulo. O professor foi o cineasta Orson Welles, para quem fez still do mítico filme Its All True, parcialmente rodado no Brasil, em 1942. Essas fotos, arquivadas na Cinemateca Brasileira, serão expostas pela primeira vez no MIS.
Em 1945, Chico mudou-se para São Paulo. Três anos depois fez a primeira fotografia publicitária no Brasil, ao registrar modelo e produto para uma campanha da Johnson & Johnson, da agência JWT. Uma década após sua chegada a São Paulo já ocupava posição privilegiada no mercado, antes exclusivo para retratos.
Albuquerque voltou ao Ceará 30 anos depois.
Seu último trabalho foi aos 83 anos, em 2000, quando assinou campanha publicitária nacional para a Del Rio.
A mostra é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Estado da Cultura, Associação dos Amigos do MIS, MIS e Instituto Cultural Chico Albuquerque.
Com sede em Fortaleza, o Instituto foi criado com a proposta de divulgar o acervo deste fotógrafo, através de exposições, publicações e outros meios, no Brasil e no exterior.
Depois de São Paulo, a mostra seguirá para Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife e Belém.
Na França, parte da obra de Chico Albuquerque está na individual Mucuripe, até o dia 15 de dezembro, no Musée National de la Marine, em Rochefort.