Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
F/Nazca encomenda novo estudo ao DataFolha
Cada vez mais, a internet está acessível a população brasileira. Atualmente, 47% dos cidadãos adultos têm acesso à web, ou seja, há 59 milhões de internautas maiores de 16 anos utilizando a rede.
Os dados estão na terceira edição da F/Radar, pesquisa conduzida pelo DataFolha a pedido da F/Nazca S&S, sobre o uso da internet no Brasil. Foram entrevistadas 2.110 pessoas entre os dias 26 e 27 de março, em mais de 150 municípios.
A pesquisa dá conta ainda de que, daqueles que têm acesso à internet, cerca de 48% navegam em locais públicos (29% em LAN houses, 10% em escolas, faculdades ou universidades, e 9% em postos de acesso público).
O diretor de planejamento da F/Nazca, Fernand Alphen, fez um comparativo com os números de EUA e França. "Constatamos que o Brasil vive um fenômeno à parte, onde há uma popularização dos meios digitais. Se a relação renda per capita x acesso à internet existisse, o Brasil teria seis vezes mais pessoas com acesso à internet que os EUA (um número maior que o da população total do país)."
Sobre a Web 2.0, a pesquisa indica que 53% dos que acessam a internet já incluíram ou incluem textos de sua autoria na web. O número de pessoas que afirmam postar comentários em sites de notícias evoluiu de 3% na última edição da pesquisa F/Radar para 11% na mais recente.
A pesquisa também abordou o tema "compra de CDs e DVDs piratas". Foi constatado que o consumo de pirataria é prática comum para os entrevistados, já que 71% disseram já ter comprado CDs piratas, enquanto 61% já adquiriram alguma vez DVDs ilegais.