Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Confira ranking com marcas + valiosas
O Corinthians é detentor da marca mais valiosa do futebol brasileiro, segundo novo estudo da BDO/RCS divulgado nesta quinta-feira (08) pela Futebol Finance, consultoria especializada em finanças do futebol, e citado pelo jornal O Globo.
O Corinthians tem marca avaliada em R$ 867 milhões e lidera a lista dos 12 maiores clubes, formada pelas equipes mais tradicionais do futebol brasileiro.
Na segunda posição vem o Flamengo, com marca avaliada em R$ 689,5 milhões.
O clube rubro-negro subiu uma posição em relação ao levantamento divulgado no ano passado, mas em 2009, quando conquistou o título brasileiro, o Flamengo era o líder da lista, embora com valor inferior ao de hoje (R$ 589 milhões).
De acordo com Amir Somoggi, diretor da área de consultoria esportiva da BDO/RCS, a liderança do Corinthians se deve a dois fatores: aumento do faturamento e boa participação da torcida nos estádios.
Com relação ao ano passado, o Corinthians cresceu aproximadamente 16%, ou R$ 118 milhões.
Já o Flamengo aumentou seu valor em aproximadamente 10%, passando de R$ 625,3 milhões para os atuais 689,5 milhões.
O São Paulo, que no ano passado estava na segunda colocação, caiu para o terceiro lugar. O clube cresceu apenas 1%, passando de R$ 659,8 milhões para R$ 664,2 milhões.
Palmeiras e Inter mantiveram as mesmas quarta e quinta posições do ano passado, com evolução de 2% e 3%, respectivamente. A marca do clube paulista hoje é avaliada em R$ 452,9 milhões enquanto a dos gaúchos é avaliada em R$ 277,9 milhões. Mesmo valor do Santos, que subiu duas posições no ranking, ocupando a sexta colocação.
Para chegar ao valor das marcas, o estudo analisa 18 diferentes variáveis. Entre elas estão os dados financeiros históricos dos clubes, informações publicadas em pesquisas com torcedores, dados de marketing esportivo, hábitos de consumo dos torcedores e dados sociais e econômicos do mercado em que atuam. Não são considerados no estudo recursos conseguidos com transferências de atletas.
Confira abaixo o ranking dos clubes com as marcas mais valiosas:
1 - Corinthians - R$ 867 milhões
2 - Flamengo - R$ 689,5 milhões
3 - São Paulo - R$ 664,2 milhões
4 - Palmeiras - R$ 452,9 milhões
5 - Internacional - R$ 277,9 milhões
6 - Santos - R$ 227,9 milhões
7 - Grêmio - R$ 224,6 milhões
8 - Vasco - R$ 162,5 milhões
9 - Cruzeiro - R$ 151,3 milhões
10 - Atlético-MG - R$ 150,5 milhões
11- Fluminense - R$ 135,7 milhões
12 - Botafogo - R$ 90,7 milhões