Sob o slogan "mais do que um clube", o Barcelona quer aumentar sua rentabilidade e decidiu apostar ainda mais nas redes sociais e nas novas tecnologias.
Além de manter seus torcedores informados, o clube espera fidelizar os fãs e torná-los consumidores dos produtos licenciados com sua marca.
"Estamos procurando maneiras de crescer e gerar lucros. Aumentamos o número de torcedores no nosso país e no resto da Europa. Agora, estamos tentando obter uma base global e rentável de fãs", diz Pasi Lankinen, gerente de estratégias de negócios do Barcelona.
Prova desta iniciativa é o fato de o site do clube estar disponível agora em seis idiomas. No Twitter, o Barcelona se comunica em três diferentes línguas.
Duas das maiores redes sociais do mundo, o Twitter e o Facebook, estão no centro das novas estratégias do time, assim como um canal no YouTube, aplicativos de smartphone e sites específicos em alguns países, como o QQ da China, onde pouco após se lançar o clube já conta com 1 milhão de seguidores.
"As novas mídias não criam fãs ou fazem mais fãs, mas ajudam a abrir uma janela para eles. Há mais oportunidades para a comunicação e a interação. Elas permitem aos fãs interagirem [entre eles e com o Barcelona], em diferentes dispositivos, acessíveis de qualquer lugar, a qualquer hora", acrescenta Lankinen.
Para o executivo, o desafio é maior do que aumentar o número de fãs. O importante "é agregar valor e fazer com que essa base de torcedores que seguem o clube nas diferentes redes gere lucros."
Leia matéria da BBC, citada pelo Estadão, na íntegra
aqui.