arrow_backVoltar

Futebol

Audiência da Globo cai e valor de patrocínio sobe

08.12.11

Em dez anos de medição na Grande São Paulo, a audiência das partidas do Campeonato Brasileiro na Globo caiu em torno de 20%, segundo Ricardo Feltrin, da Folha.


Mesmo com um produto com menos público, a emissora aumentou o valor da cota do futebol em 123% desde 2005.


Segundo o colunista, em 2012 a Globo vai faturar --somente com o produto futebol-- cerca de R$ 2 bilhões (tabela cheia, sem descontos).


Com a venda de seis cotas master de publicidade do futebol, a Globo já garantiu para o ano que vem R$ 1,044 bilhão. Cada uma custou R$ 174 milhões. Em 2005, por exemplo, cada cota era vendida por R$ 74 milhões.


Para 2012, a Globo deve faturar outro bilhão de reais somente com pay per view de futebol, com a venda de jogos do Brasileiro e dos campeonatos regionais. Este ano, o faturamento com PPV passou de R$ 700 milhões.


Na outra ponta da mesa está a audiência. Dados inéditos apontam que o Ibope do futebol na Globo caiu 20% no universo de TV's ligadas desde 2001, ano em que a média de todos os jogos do Brasileiro ficou em 26,2 pontos. Em 2011, a média foi de 21,1 pontos.


Desde 2005, para efeitos de comparação com o preço das cotas publicitárias, a participação de TVs ligadas caiu 17%.

Futebol

/