arrow_backVoltar

Futebol

Brasileirão soma + de R$ 374 mi em patrocínio

08.12.10

O Campeonato Brasileiro de Futebol somou R$ 374,13 milhões em patrocínio este ano, seguno estudo realizado pela Trevisan Gestão do Esporte, citado pelo InfoMoney.


De acordo com a pesquisa, foram gerados R$ 175 milhões em patrocínios master, R$ 85,53 milhões em patrocínios complementares e R$ 113,6 milhões provenientes de fornecedores de materiais esportivos.


Dos setores de atividades, o maior volume de patrocínios veio dos bancos, que participaram com 30%.


Em seguida, aparecem organizações de assistência médica e indústrias de bebidas, ambas com 14,2%.


Entidades ligadas à área da educação (11,9%), multimarcas (9,5%), autopeças e metalúrgicas (7% cada) e outros segmentos (6,2%).


O maior patrocinador master de 2010 no futebol nacional foi o banco BMG, com participação de 22,5% em times das séries A e B.


Na sequência, está Hypermarcas, com 10% de participação nas camisas.


Desconsiderando os master, a Unimed é a patrocinadora mais inserida no futebol brasileiro, com uma fatia de 35% nas séries A e B (14 times), seguida pela Ambev (17,5% - 7 times), Femsa, TIM e Tramontina (7,5% - 3 times cada) e Brahma e Ricardo Eletro (5% - 2 times cada).


Na análise dos clubes, o Corinthians, com R$ 59,5 milhões, Flamengo (R$ 57 milhões), São Paulo (R$ 46 milhões), Palmeiras (R$ 27,7 milhões) e Santos (R$ 24,5 milhões) foram os que cinco que mais arrecadaram com patrocínio.


Em seguida aparecem o Santos (R$ 24,5 milhões), Cruzeiro (R$ 23 milhões), Grêmio (R$ 22,1 milhões), Vasco (R$ 21,2 milhões), Atlético Mineiro (R$ 21 milhões) e Fluminense (R$ 18,5 milhões).

Futebol

/