Futebol: direitos de transmissão

Globo notifica Flamengo

22.06.20

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro editou a Medida Provisória 984/2020, que transfere os direitos de transmissão ou reprodução de partidas esportivas ao clube mandante do jogo, alterando a Lei Pelé, que distribuía o "direito de arena" entre o dono da casa e o adversário.

Com a mudança, os clubes ficaram autorizados a negociar a transmissão dos jogos que forem mandantes diretamente com as emissoras de televisão, além de poder "autorizar ou proibir a captação, a fixação, a emissão, a transmissão, a retransmissão ou a reprodução de imagens, por qualquer meio ou processo, do espetáculo esportivo. Dessa maneira, poderão decidir se farão a transmissão das competições por redes sociais ou nos portais próprios", segundo a MP.

No entanto, na manhã desta segunda-feira (22), o Flamengo foi notificado pela Globo. O clube quer transmitir a partida contra o Boavista (ainda sem data definida) em seu canal do YouTube, mas a emissora carioca alega que "adquiriu os direitos de transmissão junto ao Boavista" e que o Rubro-negro "não pode vender o seu direito para terceiros ou decidir passar o jogo em seu canal oficial".

Em comunicado, a Globo argumenta que a MP "não afeta as competições cujos direitos já foram cedidos pelos clubes."

Leia o posicionamento da emissora na íntegra, aqui.

Com informações do jornal O Dia.

Futebol: direitos de transmissão