arrow_backVoltar

Futebol x Crise

Clubes europeus buscam patrocínio

26.02.09

Quinze clubes da elite do futebol europeu estão sob pressão para renovar seus patrocínios de camisa para a próxima temporada, já que seus contratos chegam ao fim em meio à crise econômica global.


Os contratos de patrocínio de camisa, principal fonte de receita dos clubes, normalmente são considerados imunes às crises, porque têm longa duração e grande exposição na mídia.


Entretanto, analistas preveem tempos difíceis para os clubes de menor expressão, uma vez que as empresas tentam enxugar seus orçamentos.


Já clubes maiores, como o Manchester, parece que não terão muita dificuldade, segundo analistas. Várias empresas, incluindo a companhia aérea de capital malásio AirAsia e a Saudi Telecom, já apareceram na mídia como potenciais patrocinadores do time, após a gigante de seguros norte-americana AIG ter anunciado que não renovará seu contrato que termina em 2010.


Já o West Ham United, que jogou três meses sem patrocinador depois que a empresa de turismo XL decretou falência no ano passado, assinou contrato de 18 meses com a empresa de apostas online SBOBET por metade do valor de seu contrato anterior.


"Mesmo que os clubes de futebol continuem atraindo alguns patrocinadores, é mais provável que os próximos acordos sejam menos lucrativos para os clubes", pondera Joe McLean, especialista em finanças no futebol da consultoria Grant Thornton.


O West Bromiwch Albion ainda não conseguiu um acordo de patrocínio, enquanto seis clubes do Campeonato Espanhol também começaram a temporada sem patrocinador.


Com informações da Reuters, leia a matéria na íntegra aqui.

Futebol x Crise

/