Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Petrobras, Natura e Banco Real destacadas
Os brasileiros recomendam aos amigos produtos de empresas com iniciativas sustentáveis (94%). No entanto, mais de 60% acreditam que as marcas só se envolvem com sustentabilidade para melhorar sua imagem.
Esses são alguns dos dados captados pelo estudo "Futuro Sustentável", conduzido no Brasil pelas agências de publicidade Z+, Media Contacts e Mobext, que entrevistaram 2.532 consumidores brasileiros.
As três agências fazem parte do grupo francês Havas, que realizou o levantamento em dez países, com base em dados coletados junto a um total de 25 mil pessoas.
O grupo quer obter mais informações para que as agências possam orientar seus clientes no relacionamento com o consumidor e na construção de marcas sustentáveis.
Entre outros dados, o levantamento no Brasil mostra que 84% acreditam que têm o poder de fazer com que as organizações se comportem com mais responsabilidade. No mundo, apenas 63% dos 25 mil entrevistados expressaram a mesma crença.
Na análise das marcas, o estudo contemplou empresas dos setores automotivo, varejo, petróleo e combustíveis, alimentos, finanças e telecomunicações.
No país, os anunciantes avaliados foram Peugeot, Citroën, Toyota, Volkswagen, Casas Bahia, Carrefour, Walmart, Pão de Açúcar, Santander, HSBC, Unilever, Danone, Nestlé, Claro, Vivo, Petrobras, Coelce, Ampla, Reckitt Benckiser e Procter&Gamble.
O estudo buscou entender a percepção do consumidor em relação às empresas sob os seguintes aspectos: danos ao meio-ambiente e práticas sustentáveis e sociais reconhecidas.
No setor alimentício, os consumidores destacaram que o bom desempenho das empresas é resultado de produtos seguros, responsáveis e saudáveis.
No setor de telecomunicações, os consumidores não sabem como as companhias desse segmento tratam a questão da sustentabilidade. Os brasileiros acreditam que essas empresas afetam o meio ambiente, mas não sabem de que forma, e esperam que elas se pronunciem e informem quais são suas práticas sustentáveis.
Os brasileiros ainda citaram espontaneamente as marcas que, na visão deles, mais possuem ações sustentáveis bem-sucedidas: Petrobras, Natura e Banco Real (incorporado pelo grupo Santander).
Dos brasileiros entrevistados, 86% deles estão dispostos a recompensar empresas que possuem ações sustentáveis e 80% a punir as companhias irresponsáveis. Comparativamente, apenas os chineses são mais críticos e punem mais.
Quase metade dos entrevistados no país - 48% - disseram estar dispostos a pagar 10% a mais pelo produto sustentável e 90% dos consumidores brasileiros afirmaram respeitar empresas sustentáveis; no mundo, a média é de 80%.
A pesquisa foi realizada via internet e ouviu consumidores dos seguintes países: Brasil, EUA, Reino Unido, Espanha, França, Alemanha, México, Brasil, China e Índia.