arrow_backVoltar

Geek Power

91% dos fãs de cultura pop fazem compras online

02.12.16

Se uma marca fosse pensar no público geek, que características se destacariam? Ávido consumidor de cultura pop, esse target, na média, tem de 18 a 34 anos, completou o ensino superior (ou está cursando) e detém uma renda familiar entre dois e dez salários mínimos. São dados revelados pela quarta edição da pesquisa Geek Power, realizada pelo grupo Omelete em parceria com o Ibope Conecta.

Apresentado durante a Comic Con Experience (CCXP) Unlock, evento paralelo à conferência CCXP, porém focado em negócios e empreendedorismo (que se encerrou na quinta-feira 1º), o estudo foi feito com um questionário de mais de 100 perguntas, disponibilizadas no portal Omelete, e coletou mais de 26 mil participações. Desse total, além dos dados revelados acima (percentuais respectivos de 68%, 65% e 64%), se sobressai a quantidade de geeks que fazem compras online. Do universo pesquisado, 91% adotam a prática.

Pudera. Essas pessoas estão entre os brasileiros mais conectados. A média online da população é de 10 horas por dia dedicadas à web. De acordo com o estudo, 41% se declaram online enquanto estão acordados. Dos respondentes, 60% consomem conteúdo da internet por meio de celulares. O principal interesse deles na navegação é: diversão (37%), trabalho (19%) e informação com notícias (18%).

Em relação ao estilo de vida, o estudo mostra que 89% dos fãs de cultura pop estão preocupados com alimentação saudável. Dos entrevistados, 53% fazem alguma atividade física (o mito é de que eles não se exercitam muito). Atualizados com as tendências mais modernas da sociedade, 37% possuem carro, mas para 22% a bicicleta está cada vez mais presente.

As preferências

A pesquisa Geek Power também levantou o conteúdo preferido dos nerds.

Game of Thrones, da HBO, é a série favorita (36% dos votos). Stranger Things (Netflix), que tem apenas uma temporada, já pegou o segundo lugar (13%). Demolidor (Marvel e Netflix), que era a preferida na edição anterior, é a terceiro série mais querida dos geeks (9%).

Dentre os atores, Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) é o favorito – pelo quarto ano seguido – (10%). Depois estão Leonardo DiCaprio (7%) e Will Smith (6%). Scarlett Johansson (Viúva Negra) é a melhor atriz (14%), pelo terceiro ano consecutivo. Emma Watson está em segundo (13%), seguida de Jodie Foster (9%).

Já o super-herói favorito é da DC Comics: Batman (28%). O gênero de filmes é o de ficção científica (27%), seguido de ação (18%) e aventura (13%).

O melhor filme do último ano foi Star Wars: O Despertar da Força (28%). Por sinal, essa é a franquia preferida (21%). Em seguida vem a Marvel (18%) e depois Harry Potter (13%).

As produções próprias da Netflix (Stranger Things, Narcos e Black Mirror, por exemplo) e mais as séries em parceria com a Marvellevou a marca para o posto de distribuidora de conteúdo mais admirada (43%).

Geek Power

/