arrow_backVoltar

Gigante do setor automotivo

CEO da Fiat quer fusão com Peugeot e Opel, da GM

30.10.12


O CEO da Fiat, Sergio Marchionne, tentou uma aproximação com Peugeot e GM, no início do mês, para propor a criação de uma gigante euro-americana do setor automotivo.



A ideia de Marchionne não é uma fusão com a GM, e sim com sua subsidiária europeia, a Opel, que possui aliança com a francesa PSA Peugeot-Citroën, segundo fontes da agência Bloomberg.



A Fiat fez uma proposta de compra da subsidiária à GM, que negou prontamente a oferta. "A Opel não está a venda. A GM apoia a Opel totalmente", disse o vice-presidente de conselho da GM, Stephen Girsky, em comunicado.



A imprensa italiana havia publicado que Marchionne estava determinado a comprar a Opel, caso a aliança com a Peugeot na Europa fosse dissolvida. Porém, a Peugeot não demonstrou o menor interesse em quebrar qualquer contrato com a GM.



Assim, segundo a Bloomberg, Marchionne refez a proposta: uma fusão mais ampla, envolvendo a própria Peugeot. A ideia do executivo italiano é convencer a francesa a aceitar a compra da Opel por meio de troca de ações. Ou seja, a Peugeot teria participação considerável na composição acionária na empresa resultante da fusão.



Segundo a Bloomberg, Marchionne já conversou com a alta cúpula da GM e da Peugeot. Porém, a francesa não está convencida de que a fusão é o melhor caminho. A Peugeot teme que, ao se associar à Fiat, a italiana potencialize sua atuação na Itália, Espanha e França - e traga poucos avanços tecnológicos para o conglomerado.



Leia matéria da Veja na íntegra aqui.



Clubeonline. Há 10 anos, o que interessa em propaganda.


Gigante do setor automotivo

/