arrow_backVoltar

Google I/O

+ de 3 bi de dispositivos Android e novidades

18.05.21

O Google I/O 2021 teve sua abertura nesta terça-feira, 18. O evento, que apresenta novidades da companhia para desenvolvedores, prossegue até a quinta-feira, 20. No ano passado, ele foi cancelado por causa da pandemia. Desta vez, ele aconteceu na sede do Google, em Mountain View, e contou também com apresentações virtuais.

O discurso de abertura foi feito pelo CEO Sundar Pichai. Ele apontou que alguns países ainda estão sofrendo com números diários altos de vítimas da covid-19 como o Brasil e a Índia, seu país de origem.

Entre os anúncios feitos no primeiro dia da conferência, a Inteligência Artificial foi um dos assuntos que ganhou holofotes, surgindo em várias apresentações. O Android também foi outro tema que chamou atenção.

Veja algumas novidades:

- Três bilhões de Androids e o Android 12 Beta

A primeira versão beta do sistema operacional mostrou que o Android 12 virá com as maiores mudanças de design da história do Android, das cores às formas, passando pela iluminação e até movimentos. Tudo para proporcionar uma experiência mais personalizada. O Android 12 aprimorou os recursos de segurança e privacidade. Será possível ver quais dados do dispositivo estão sendo acessados e com qual frequência por aplicativos. O Google também anunciou que, em 2021, o Android alcançou a marca de 3 bilhões de dispositivos ativos no mundo. Mais informações aqui.

Outro anúncio se refere ao conceito Better Together. A companhia está trabalhando para que os smartphones Android e outros aparelhos conectados a ele funcionem cada vez melhor juntos. No caso da TV, o smartphone terá recursos de controle remoto no aparelho. Na hora de digitar na tela um filme ou uma senha, o usuário só precisará usar o teclado do celular para preencher o texto.

O Google revelou ainda que está trabalhando com montadoras para desenvolver no Android 12 uma nova chave digital para carros. O recurso vai permitir trancar e destrancar o carro – e até ligar a ignição – pelo celular. Se for um veículo compatível com a tecnologia NFC, bastará encostar o celular na porta do carro. Até o final deste ano as chaves digitais para carros estarão disponíveis em modelos selecionados de celulares Pixel e Samsung Galaxy. A empresa informou que está trabalhando com a BMW e outras montadoras para que o recurso esteja disponível nos veículos novos.

- Inovação em Inteligência Artificial

O Google compartilhou suas pesquisas mais recentes relacionadas à compreensão de linguagem natural. O CEO da companhia destacou o LaMDA, um modelo de linguagem para aplicativos de diálogo. É de domínio aberto, o que significa que foi projetado para conversar sobre qualquer assunto. O LaMDA funciona por meio do Transformer, uma arquitetura de rede neural que o Google Research criou e abriu o código em 2017. Essa arquitetura produz um modelo que pode ser treinado para ler muitas palavras (ou uma frase ou parágrafo), prestar atenção em como essas palavras se relacionam entre si e, em seguida, prever quais palavras ele pensa que virão a seguir. Mais informação aqui (em inglês).

- Atletas em Realidade Aumentada

Hoje é possível ver animais e o corpo humano em 3D via realidade aumentada na busca do Google. Agora a companhia está inserindo performances de atletas no sistema. Quem pesquisar um atleta no Google poderá ver no futuro seus movimentos característicos em realidade aumentada. O recurso mostra, por exemplo, a rotina de trave de equilíbrio da americana Simone Biles ou as manobras radicais da skatista brasileira Leticia Bufoni. Ela é a primeira brasileira a ter seus movimentos apresentados em RA na busca. Outros atletas anunciados no I/O que fazem parte dessa lista são Naomi Osaka, Megan Rapinoe e Caleb Dressler. Mais informações aqui.

- Rotas mais seguras e mapas customizados

O Google Maps vai usar Inteligência Artificial para atualizar rotas com o objetivo de evitar que motoristas precisem frear bruscamente durante o percurso. A expectativa, com essa mudança, é de eliminar mais de 100 milhões de freadas bruscas por ano em caminhos percorridos com a ajuda do Google Maps. Em breve, o Google Maps mostrará lugares adaptados às necessidades dos usuários, a partir de interesses e contexto, como pontos turísticos populares durante uma viagem ou restaurantes nas proximidades. Também serão mostradas estradas eco-friendly.

- Projeto Starline

A proposta parece saída de um livro de Harry Potter. É como olhar, por meio de uma janela mágica, outra pessoa, em tamanho real e em três dimensões. É possível falar naturalmente, gesticular e fazer contato visual. Para tornar essa experiência possível, o Google Research está desenvolvendo o Projeto Starline, que combina avanços em hardware e software para permitir que amigos, famílias e colegas de trabalho se sintam juntos, mesmo que estejam fisicamente separados. Ele combina pesquisas em visão computacional, machine learning, áudio espacial e compressão em tempo real. Também está sendo desenvolvido um sistema inovador de exibição de campo de luz que cria sensação de volume e profundidade que pode ser experimentada sem a necessidade de óculos ou fones de ouvido. O efeito é a sensação de uma pessoa sentada em frente, como se estivesse presente. O Projeto Starline já está sendo testado em alguns escritórios do Google. Mais informações aqui.

Google I/O

/