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Graças a Deus o nosso trabalho imprime…

Arthur "Tula" Minassiam - Presidente da Aprosom* e sócio da Play it Again

04.11.02


*Associação Brasileira das Empresas Produtoras de Obras Audiovisuais Publicitárias



Clubeonline: Como vai a nova Aprosom?



Arthur "Tula" Minassiam: Muito bem. É muito gratificante estar à frente desse novo momento da entidade, principalmente pela participação efetiva da maior parte dos associados e pelas conquistas alcançadas.




Clube: Que conquistas são essas?



Tula: A mais recente foi que batemos o recorde histórico de associados. Em 30 anos de Aprosom, atingimos a marca de 46 produtoras associadas. E vem mais gente por aí. Também contratamos o escritório de advocacia "Fernando Bittencourt & Associados", que já está elaborando nosso novo "Manual de Normas", assim como os contratos de trabalho com fornecedores e clientes.




Clube: Esse escritório vai oferecer assistência jurídica aos associados?



Tula: Também. Eles irão - fato inédito - auxiliar nossos associados em todas as suas dúvidas e necessidades jurídicas.




Clube: E o novo site (www.aprosom.com.br)?



Tula: A idéia partiu do Zézinho Mutarelli (membro da diretoria atual e sócio da Sax So Funny), e foi um passo enorme de aproximação entre a entidade e as produtoras. Através deste instrumento virtual, estamos conversando muito mais entre nós. Criamos até uma "sala vip", dentro do site, para que a gente possa se encontrar e tirar dúvidas sobre qualquer assunto relativo ao nosso ramo de atuação. Criamos também um "banco de artistas", onde são expostas "demos" de trabalhos, atigindo diretamente produtoras que estejam interessadas em renovar seu casting, assim como agências que buscam fontes novas.




Clube: Vocês estão se aproximando de empresas como a Apple, em busca de parcerias?



Tula: Na verdade, queremos dar o máximo de benefícios aos nossos associados. Para tanto, estão sendo confeccionadas carteirinhas, que servirão para beneficiá-los, seja através de descontos na compra de equipamentos de empresas como a Apple, seja no tratamento diferenciado que esses fornecedores dispensem à nossa categoria, enfim... E nao pára por aí. Iremos contar, em breve, com o "Selo Aprosom". Ele será nosso balisador de qualidade perante o mercado e constará de todo material de papelaria dos nossos associados, distingüindo, assim, uma produtora associada de outra que não seja.




Clube: E quanto ao achatamento das verbas de produção e às dificuldades de jogar para cima os orçamentos?



Tula: Esse é o assunto mais delicado, em qualquer associação.




Clube: Por que?



Tula: Porque é o primeiro assunto para se tocar, se você quiser desagregar os associados. Porém, tomamos uma decisão - que considero ter sido a mais acertada - de nao falar de orçamentos e, sim, de normas a serem seguidas.




Clube: Quais são essas normas?



Tula: As que estão no nosso "Manual de Normas". Está tudo lá: direitos, concessões, adaptações, secundagem, utilizações, copiagem, tudo. E ele ficará ainda mais completo depois de renovado. Nós não queremos exigir do associado que ele cobre um "x" pelo trabalho, já que talvez ele não consiga receber isso. Porém, procuramos mostrar a ele que há valores agregados e merecidos em cada trabalho, e que ter essa consciência na hora da negociação é o mais importante. Assim, aos poucos, teremos uma natural equiparação nas concorrências. Hoje, a produtora que faz um trabalho "barato" pensa que vai abrir uma porta, conquistar um parceiro. Bobagem. No fim do mês, o locutor vai querer receber, o músico também, os cantores, a companhia de energia elétrica, a Sabesp, a faxineira. Não tem perdão. Nesta guerra que estamos enfrentando para conseguir trabalhos, o mais importante é termos essa clareza sobre os limites de uma negociação e sobre a importância de preservar e valorizar o nome de sua própria produtora no mercado. Ninguém tira trabalho de ninguém, quando o produto final tem personalidade, tem grife. Portanto, quando o cliente estiver orçando com você, será porque alguém já referenciou o seu trabalho. Graças a Deus, o nosso trabalho imprime. E é isso o que os clientes compram.



Aos pouquinhos, chegaremos lá.


Graças a Deus o nosso trabalho imprime…

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