Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Pesquisa avalia comportamentos de consumo ligados ao game
Antes do lançamento do game eletrônico Grand Theft Auto (GTA) VI, marcado para 2026, a Go Gamers apresenta o estudo "GTA VI: Hype, consumo e cultura gamer", com insights sobre o jogo da Rockstar Games.
Entre outros pontos, a pesquisa buscou descobrir quais dos 16 títulos de GTA são considerados os "mais marcantes para o público". Em primeiro lugar, aparece GTA: San Andreas, citado como o favorito por 48,9%, seguido por GTA V, por 20,4% e GTA I, por 18,6%.
O público interessado em GTA VI no Brasil é "diverso e multiplataforma", mas com alguns traços em comum, de acordo com o estudo. A geração Millennial (30-44 anos) é a maioria, mas a Geração Z (15-29 anos) também aparece. Em média, os homens que se declaram fãs da franquia têm quase 38 anos; as mulheres, 34,5 anos.
O conteúdo sobre a franquia GTA é consumido principalmente via YouTube, seguido pelo TikTok, Instagram, e por meio de influenciadores digitais em diversas plataformas.
Entre os tipos de conteúdo que mais atraem os gamers, de acordo com o apurado, prevalecem os formatos que combinam informação com entretenimento, como análises de trailers (57,6%), notícias sobre lançamento (54,3%), gameplays de GTAs anteriores (33,6%) e teorias sobre o novo mapa e os novos personagens (30,8%).
O GTA VI já gera ações de preparação e consumo pré-lançamento: 25,3% dos entrevistados pela pesquisa afirmaram que trocaram de console pensando no jogo; 20,6% já compraram ou montaram um novo PC; 20% disseram ter comprado equipamentos para melhorar a experiência (como headset, mouse, controle).
Sobre a percepção do público sobre o preço de GTA VI, apesar de não ter sido divulgado ainda, especula-se que ele custará entre R$ 500 e R$ 600 e um terço do público considera esse valor “justo” (33,2%). Dos entrevistados, 24,2% pretendem comprar no lançamento, mesmo achando o preço alto e 25,1% dizem que o preço é acessível (e pretendem adquirir assim que o game for lançado).
A maioria dos participantes enxerga de forma positiva a inserção de marcas no contexto do lançamento do GTA VI. Para 55,4%, marcas de fora do universo dos games também poderiam participar de ações. Outros 41,9% aceitam essa presença dependendo de como ela for feita. As categorias mais bem posicionadas para participar do lançamento são, segundo os pesquisados, Bebidas Energéticas (54,6%), Tecnologia (49,5%), Moda/Roupas (49,3%), Fast Food (42,2%) e Streaming (41,5%).
A principal crítica feita pelos entrevistados em relação à inserção de marcas no jogo foi a falta de conexão temática: 46,2% rejeitam memes ou paródias sem contexto. Além disso, 41,6% rejeitam uso de gírias de forma artificial. Por outro lado, 35% avaliam positivamente quando a marca entende o universo do jogo e 24,9% dizem valorizar campanhas criativas e divertidas.
A Go Gamers utilizou uma amostra nacional de 1.200 entrevistas com o objetivo de mapear quem são os brasileiros de olho no jogo, como eles se articulam na cultura gamer e quais oportunidades para marcas que desejam entrar na conversa.
Ingressos para o Festival do Clube de Criação 2025 estão à venda aqui. Não perca.
Clube de Criação 50 Anos