Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Informações e observações sobre o 4º relatório de Donald Gunn/Filmes
Estão sendo divulgados os primeiros resultados do 4º Gunn Report, relatório anual produzido por Donald Gunn, com base nos principais festivais de propaganda do mundo. Os cinco comerciais que chegaram este ano ao topo da lista de Gunn, por terem acumulato mais prêmios durante os últimos 12 meses (Sofa/Reebok/Lowe/UK; Twist/Levi's/BBH; Tag/Nike/Wieden&Kennedy; NailGun/Fox Sports/TBWA/ChiatDay; e ShadeRunner/Nike/Wieden&Kennedy) podem, e devem, ser assistidos na home do Adage, clicando no link abaixo. Interessante notar que os cinco, além de absolutamente universais, (na medida em que não contêm sequer um diálogo, em qualquer idioma, e são embalados apenas pela trilha e pela dinâmica das imagens) possuem DNA muito parecido, têm uma inquieta espinha dorsal em comum. Por mais díspares que pareçam entre si, dão indícios de que tatearam sob a mesma escuridão, em busca de novas soluções, de novos ruídos, de reconstrução da gramática. São os cinco tão sutis que se tornam explícitos, ou tão explícitos que se tornam sutis. Além de brutalmente bem dirigidos (Tag e ShadeRunner: escandalosos). As acrobacias e contorções em Sofa e Twist surpreendem e entretêm na medida. Por mais que pareçam abusar, o conceito final, que amarra cada um dos filmes, traz o expectador imediatamente de volta do nonsense e o reconecta com o produto, na real. A ingenuidade do início e do final de Nail Gun é deliciosa. O recheio, hilário. Mesmo já tendo assistido a todos eles, faça a experiência de revê-los em conjunto, um atrás do outro. Faz sentido de muitas outras formas, além das que você tinha percebido vendo-os em separado. Em tempo: Freestyle, também da Wieden para Nike, deveria estar nesse bolo e poderia ser assistido na seqüência: faria todo sentido. Contudo, com a avaliação ridícula que obteve em Cannes/2002, caiu no ranking de Gunn, apesar de estar entre os 10 mais.
http://www.adage.com/news.cms?newsId=36463
/