arrow_backVoltar

Gunn Report 2005 – Rankings

Os comerciais mais premiados do ano, mundo afora. Dois deles são brasileiros e da DM9DDB

09.11.05

Está é a sétima edição do Gunn Report, compilação anual realizada desde 1999 por Donald Gunn, ex-diretor mundial para festivais da Leo Burnett.

Nesta e nas próximas notas, serão apresentados os rankings relativos a 2005.

Para quem ainda não conhece, este relatório reúne os resultados dos principais festivais de publicidade que acontecem ao redor do mundo, dá um peso diferente a cada um desses eventos e a cada um dos prêmios concedidos (ouro, prata, bronze, menção honrosa, etc.), cruza as informações e formula um extenso documento, que inclui os comerciais, anúncios, diretores de comerciais, agências, redes de agências, produtoras, países e anunciantes mais premiados.

Se tiver interesse, use a Busca do Clubeonline para checar as edições de 2002, 2003 e 2004.

Para começar, vamos listar os 50 comerciais que mais abocanharam troféus em 2005 (na 29ª e 50ª posição os filmes são brasileiros)

Os Estados Unidos e a Inglaterra dominam a listagem, mais uma vez: EUA têm 10 comerciais elencados e UK, 09.  Em seguida vem a França, com seis filmes; Argentina e Canadá, com quatro cada;  Alemanha e Tailândia, com 03 cada; Brasil, Japão e Holanda, com 02 cada; Suécia, Mexico, Itália, Africa do Sul e Peru, com 01 comercial cada.

Confira:

"The Most Awarded Commercials in The World in 2005"

1. HONDA DIESEL “Grrr” Wieden+ Kennedy (London) 35 pontos
2. ADIDAS “Laila” * 180 Amsterdam (180TBWA) 19 pontos
3. CANADIAN SHORT FILM FESTIVAL “Good Cop.Bad Cop”/”Special FX”/”Love Story” & campanha* Taxi (Toronto) 15 ptos
4 = LYNX 24-7 “Getting Dressed” * Bartle Bogle Hegarty (London)
14 ptos
4 = PEUGEOT 407 “Toys” * BETC Euro RSCG (Paris)
14 ptos
6. VOLKSWAGEN GOLF DSG “Kids on Steps” DDB Germany
13 ptos
7. NSPCC “Ventriloquist” Saatchi & Saatchi (London) 13 ptos
8. ORANGE “Verne Troyer”/”Patrick Swayze”/ “Sean
Astin” Mother (London) 13 ptos
9. STELLA ARTOIS “Pilot” * Lowe (London) 13 ptos
10. CITROEN C4 “Carbot” Euro RSCG (London) 12 ptos
11. VH1 MTV “Parents’ Day”/”Ripe” & campanha La Comunidad (Miami Beach) 12 ptos
12. SONY PLAYSTATION 2 “Athletes”/”Golfers” & campanha
TBWALondon 12 ptos
13. VIM THICK BLEACH “Prison Visitor” * Zig (Toronto) 12 pontos
14. THAI HEALTH PROMO/ANTI DRUNKENESS “Bar Fight”/”Harassment” & campanha - Saatchi & Saatchi (Bangkok)
12 ptos
15. MERCEDES-BENZ CABRIOLET “Sounds of Summer”
Springer & Jacoby (Hamburg) 11 ptos
16. FORD RANGER OPENCAB “King Kong” JWT (Bangkok)
10 ptos
17. INPES PASSIVE SMOKING AWARENESS “Marie” FCB (Paris)
10 ptos
18. AEROLINEAS ARGENTINAS “Shadow” * JWT (Buenos Aires)
10 ptos
19. ADIDAS “Unstoppable” TBWAChiatDay (San Fran)
10 ptos
20. SONY PLAYSTATION 2 “Mountain” * TBWALondon
10 ptos
21. AJINOMOTO STADIUM “Husky Girls Dentsu (Tokyo) 9
22. SOKEN DVD PLAYER “Kill Bill Kill Bill”/”Tititanic”/“X…X…X” *
Euro RSCG Flagship (Bangkok) 9 ptos
23. PONLE CORAZON ANNUAL COLLECTION
“Magic” Leo Burnett (Lima) 9 ptos
24. ENERGIZER BATTERIES “Mano Japanesa” Grupo Gallegos (Long Beach, CA) 9 ptos
25. SCIENCE WORLD “Boardroom” Rethink (Vancouver) 9 ptos
26. EVIAN “Waterboy” * BETC Euro RSCG (Paris) 8 ptos
27. ADIDAS “Nadia”/”Jesse”/”Haile” 180 Amsterdam (180TBWA)
8 ptos
28. RENAULT CLIO “Scarecrow” Lowe A&B (Buenos Aires) 8 ptos
29. BONJOUR PARIS LANGUAGE SCHOOL “Heart Attacks” *
DDB Sao Paulo 8 ptos
30. CHARAL MEAT “The Race” Leo Burnett (Paris) 8 ptos
31. VOLKSWAGEN GOLF GTI “For Boys Who Were
Always Men” DDB Berlin 7 ptos
32. L’EQUIPE NEWSPAPER “Mother”/”Child” DDB Paris 7 ptos
33. AMERIQUEST MORTAGES “Mini-Mart”/”Parking Meter” & campanha DDB Los Angeles 7 ptos
34. THAI ENERGY POLICY OFFICE “Lost Money”/”Oil Price/”Madam”
Saatchi & Saatchi (Bangkok) 7 ptos
35. UNEFON MOBILE PHONE & PHOTOS “Leg” S2 (Mexico City)
7 pontos
36. BC LIONS “Vending Machine”/”Cashier” Rethink (Vancouver)
6 pontos
37. H&M STORES “Karl Lagerfeld” Red Room (Stockholm) 6 ptos
38. PAMPERS “Stairs”/”Crying” Del Campo Nazca S&S (Buenos Aires) 6 ptos
39. BUD LIGHT “Real Men of Genius” campanha * DDB Chicago
6 pontos
40. AMERICAN LEGACY FOUNDATION “Drill”/”Voice”/”Flag” *
Arnold (Boston), Crispin PB (Miami) 6 ptos
41. ADIDAS “Carry” TBWAChiatDay (San Francisco) 6 ptos
42. VIRGIN ATLANTIC “Love Story” Net#work BBDO (Johannesburg)
6 pontos
43. SAGEM MYX5-2 MOBILE PHONE “Tokyo” Publicis (Paris) 6
44. CALIFORNIA MILK BOARD “Russian Family” Goodby Silverstein (San Francisco) 6 ptos
45. TELECOM ITALIA “Gandhi” Young & Rubicam (Milan) 6 ptos
46. TBS NETWORK “Names”/”Strange Fruit”/”Wings” & campanha *
Publicis (New York) 6 ptos
47. NIKE “Evolution” Wieden + Kennedy (Portland, OR) 6 ptos
48. BRITISH HEART FOUNDATION/ANTI-SMOKING “Artery” *
Euro RSCG (London) 6 ptos
49. COCA-COLA “Rivalries” Santo (Buenos Aires) 6 ptos
50. COMPANHIA ATHLETICA GYM “Crying” * DDB Sao Paulo
6 pontos

(* estão no The Showreel of The Year 2004)

Gunn Report 2005 – Rankings

/