arrow_backVoltar

Gunn Report 2010

AlmapBBDO é agência + premiada

21.01.11

A AlmapBBDO foi a agência mais premiada do mundo em 2010, de acordo com o Gunn Report, estudo realizado por Donald Gunn (ex-diretor mundial de criação da Leo Burnett).

A agência brasileira já havia conquistado o topo do ranking em 2004 e 2005 e é a única latina e segunda no mundo a conseguir o primeiro lugar por três vezes.

Desde 1999, quando o primeiro ranking foi publicado, apenas a DDB Londres havia sido tri.


“Fazer parte de uma das duas únicas agências do mundo a ganhar 3 vezes o Gunn Report é motivo um orgulho difícil de descrever”, diz Marcello Serpa, sócio e diretor geral de criação da AlmapBBDO.

Além da Almap, estão no ranking das 50 mais premiadas as brasileiras DM9DDB, em 19º, e a F/Nazca S&S, em 44º.


O Brasil foi o 5º país mais premiado. Em 2009, ficou na sétima colocação.
 
Os resultados estarão no site, que está sendo relançado na tarde desta sexta-feira (21).

A AlmapBBDO conquistou o primeiro lugar com 55 pontos, cinco a mais que a segunda colocada. Foram 28 pontos para mídia impressa, 14 para filmes, nove para internet e quatro em All Gunns Blazing. Ela foi a 11ª agência digital mais premiada do mundo. A DM9DDB foi a 17ª agência digital mais premiada.

A campanha da AlmapBBDO para a revista Billboard foi a segunda entre os 50 anúncios e campanhas impressas mais premiados do mundo em 2010.

Nesta categoria, a AlmapBBDO incluiu também o anúncio "Textão Passat", para a Volkswagen, em 24º lugar; a campanha “Até onde vai a sua criatividade?”, para a Panamericana Escola de Arte e Design, em 26º; e a campanha de "Cafiaspirina", da Bayer, em 28º.


A Ogilvy Brasil entrou no ranking com “Whopper Face”, para o Burger King, em 23º. A DM9DDB está na lista com a campanha para Terra Travel, em 27º e para Fedex, em 40º.

O primeiro lugar foi para a campanha criada para a DIXONS.CO.UK pela M&C Saatchi, de Londres.
 
A AlmapBBDO é a única agência brasileira no ranking das 30 campanhas digitais  mais premiadas do mundo: “Fox do avesso”, para a Volkswagen, está em 20º lugar. Nesta categoria, a campeã é a “Facebook Showroom”, para a Ikea, criada pela sueca Forsman & Bodenfors.


Na categoria All Gunns Blazing (campanhas integradas), a única brasileira do ranking das 30 mais premiadas do mundo é a “Xixi no Banho”, da F/Nazca.


A campeã é a “Livestrong Campaign”, da Wieden+Kennedy, de Portland, para a Nike. Não há filmes brasileiros entre os 50 mais premiados do mundo no ano passado.
 
Para compor o ranking de 2010, Donald Gunn analisou a performance das agências em 46 festivais mundiais, regionais e locais: 41 em filmes, 19 para mídia impressa, 18 para mídia digital e 18 para a categoria All Gunns Blazing.

Além das agências, o Gunn Report apresenta os mais premiados do mundo em anúncios e campanhas em TV e cinema, em mídia impressa, em internet, All Gunns Blazing, países, anunciantes, produtoras, diretores e redes de comunicação.
 
 Abaixo, as agências mais premiadas do mundo desde 1999:


1999 – BMP DDB (Londres)
2000 – Abbott Mead Vickers BBDO (Londres)
2001 – Dentsu (Toquio e Osaka)
2002 – Wieden + Kennedy (Portland)
2003 – Crispin Porter + Bogusky (Miami)
2004 – AlmapBBDO (São Paulo)
2005 – AlmapBBDO (São Paulo)
2006 – DDB Londres
2007 – TBWAChiatDay (Nova York, Los Angeles)
2008 – BBDO (Nova York)
2009 – DDB Londres
2010 – AlmapBBDO (São Paulo)


Veja os resultados do Gunn Report 2009 aqui.

Gunn Report 2010

/