Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Ladrões levam 60 milhões de euros em jóias
Um ano depois de outro roubo milionário na joalharia Harry Winston da avenida Montaigne, em Paris (França), o mesmo estabelecimento foi assaltado na tarde da última quinta-feira. Os três ladrões, dois usando perucas e disfarçados de mulher, limparam tudo quanto havia na loja, levando jóias em valor estimado entre 47 e 62 milhões de euros.
Depois de entrarem na joalharia, por volta das 17h30, os ladrões reuniram num canto empregados e clientes (cerca de 15 pessoas), esvaziaram rapidamente vitrines e expositores e, sem disparar um único tiro e tratando alguns dos empregados pelo nome, dirigiram--se ao local dos cofres secretos para levar o restante. Em menos de dez minutos estava o roubo consumado e os assaltantes em fuga. Quando a polícia chegou encontrou apenas as testemunhas.
A mesma joalharia foi assaltada em 6 de dezembro de 2007. O montante levado, nessa ocasião, foi de cerca de dez milhões de euros e fez do roubo um dos mais importantes das últimas décadas, na França.
Em 2007, foi oferecida recompensa de 390 mil euros por informações sobre o paradeiro das jóias, mas sem efeito.
O montante agora roubado supera o levado por homens do IRA em 2004, em assalto a uma sucursal do Northern Bank, em Belfast: depois de raptarem o diretor da instituição e sua família. Os terroristas 'arrecadaram' 30 milhões de euros.
Os investigadores presumem que o assalto tenha sido realizado por "grandes profissionais" de países do Leste Europeu ou da própria França.
A Harry Winston, empresa norte-americana, tem sedes em várias cidades dos EUA, Europa e Ásia.
Foi inaugurada em 1888, em Nova York (EUA).
Com agências internacionais.