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Havaianas no Fortnite

Marca lança coleção e cria ilha no game

29.04.21

Havaianas tem parcerias com diversas companhias, estampando de Mulher Maravilha a Star Wars. Mas a marca resolveu ir além de ter um produto com desenhos inspirados em personagens ou baseados em franquias. Ela anunciou nesta quinta-feira, 29, acordo de licenciamento com a Epic Games, dona do título Fortnite, um dos games mais populares do mundo.

Se alguém pensou em uma coleção exclusiva disponível no jogo, acertou. Mas o contrato permite mais: a companhia tem agora um mundo próprio na plataforma, a Ilha de Verão Havaianas. Ela permite jogar, recebendo até dez usuários por rodada. A partir desta quinta, já é possível desbloquear a ilha. Basta utilizar o código 6301-8935-3098.

A coleção Havaianas x Fortnite traz estampas que remetem a notórios elementos do jogo – ao menos para os usuários (são mais de 350 milhões de jogadores). Uma delas está associada ao personagem DJ Yonder (ou skin, para quem está acostumado com o game), um DJ que usa uma máscara metálica representando uma lhama. Outra utiliza cores vistas na personagem Brite Bomber, uma mulher de cabelo rosa que traz em sua roupa a imagem de um unicórnio e um arco-íris. A terceira estampa faz homenagem ao Battle Bus, veículo que transporta jogadores.

Os chinelos serão comercializados nas lojas físicas e na digital flagship da Havaianas. E na loja montada na Ilha de Verão no Fortnite.

Mas o ponto central do acordo com a Epic Games é o estabelecimento de uma estratégia que a marca terá de manter ativa. Ao entrar na plataforma com uma ilha em que é possível jogar, Havaianas oferece uma experiência interativa e gera expectativas de novos produtos e oportunidades de engajamento.

Segundo Fernanda Romano, CMO da Alpargatas, fabricante de Havaianas, a estratégia é uma via de mão dupla. Afinal, os usuários do Fortnite vão esperar mais da marca a partir de agora. “A ilha está aí. O canal está aberto e o engajamento tem de continuar. O que não falta no momento é ideia”.

Fernanda disse que a marca já tinha uma licença com um título, Minecraft. O universo gamer, portanto, não estava fora do radar. Ao mesmo tempo, a companhia estava afinando sua estratégia. “A gente vinha estampando muitas sandálias. Mas iniciamos um movimento de construir experiências. Fizemos isso na CCXP 2019. Queremos cada vez mais contar histórias em torno da estampa. Podemos ter mais estampas no Fortnite, mas o mais importante é termos um relacionamento contínuo com o público. A conversa não pode acabar”, reforçou.

A ilha

O mapa da Ilha de Verão Havaianas foi criado pela Cheil usando o Modo Criativo do jogo. Ela foi desenvolvida em forma de chinelo por Alan ‘Shinohara’ Garcia e Mateus ‘Derponce’ Yoshitani, youtubers especialistas em Fortnite e criadores de mapas na plataforma. Eles foram acionados pela agência. O espaço foi separado em três áreas com características de diferentes partes do mundo. A praia, por exemplo, foi criada no estilo brasileiro: movimentada e com atrativos.

Douglas Santos, head de gaming da Cheil, afirmou que o desafio estava em juntar uma marca outdoor e divertida com um ambiente competitivo e indoor, que trabalha com códigos. “A resposta que encontramos foi justamente evidenciar a diferenças entre estes 'dois mundos' no momento do jogo com um discurso que seja verdadeiro para ambos”, explicou.

A elaboração do projeto partiu do fato de que, durante o jogo, os pés dos gamers são a única parte do corpo que não é demandada para grandes esforços. Com isso, não é preciso calçar nada específico para melhorar a performance, o que permite que o jogador fique mergulhado no Fortnite usando um par de chinelos.

Muitos jogadores e fãs do universo do jogo usam Havaianas. Agora, poderemos entrar no mundo deles e participar ativamente dos empolgantes desafios que eles enfrentam no Fortnite - até mesmo com algumas surpresas”, declarou Fernanda.

O jogo

Para jogar, existem duas formas de o usuário entrar na ilha. Uma é como caçador; a outra é se escondendo de caçadores. Cada rodada dura cinco minutos. O usuário que se esconder pode se transformar em outras figuras, até num ônibus. É preciso coletar moedas.

Shinohara contou que foram necessários cerca de três meses para completar a ilha. Isso porque foi preciso começar do chão. “Quando começamos era tudo mato”, brincou. A partir daí, foram montadas camadas para desenvolver a ilha do jeito sonhado. “O mapa podia estar mais completo, mas a gente chegou ao teto do que poderíamos usar de memória. Tivemos de remover coisas”, revelou Derponce.

Havaianas Fortnite Day

Como parte do lançamento de Havaianas no game, já está marcado um evento na plataforma, que se estende para as redes sociais. Em 14 de maio acontece o Havaianas Fortnite Day. Quem jogar na Ilha de Verão poderá tirar fotos no mapa e compartilhar as imagens com a hashtag #HavaianasFortniteDay. Serão disponibilizados cupons de descontos no Brasil e em outros países. Afinal, a ilha não se limita a consumidores daqui. Ela pode ser usufruída por gamers de qualquer lugar.

Lena Castellón

Ficha Técnica

Cliente: Alpargatas
Produto: Havaianas
Agência: Cheil Brasil
Título: Havaianas Featuring Fortnite – Ilha de Verão Havaianas
Diretor Geral: Tatiana Pacheco
CCO: Marcello Droopy / Claudio Lima
Head de Planejamento: Paula Queiroz
Head de Gaming: Douglas Santos
Gaming Specialist: Bernardo Pereira
Diretor de Criação: Rafael Palermo / Guiga Giacomo
Redator: Rafael Palermo / Marcio Bittencourt
Direção de arte: Rafa Dias / Victor Pereira / Thomaz Wellaussen / Rafael Dias / Giulia D'Andrea
Head de Produção: Regina Shnaider
Produtor gráfico: Luciano Carvalho
Motion: Renan Escribano
Atendimento: Camila Paioli Cardoso / Douglas Santos / Bernardo Mendes
Tradutor: Sandra Leite
Gestor do Projeto: Douglas Santos
3D: Studio Nuts / Big Studios
Vídeos Machinima: FortFlix
Designers do Mapa Fortnite: Alan Shinohara / Mateus Derponce
Photoshoot: Leonardo Sang
Aprovação cliente: Fernanda Romano / Maria Fernanda Albuquerque / Marina Ponzini / Martha Schubert

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