arrow_backVoltar

História da Embalagem no Brasil

Grifo lançará publicação da ABRE sobre o tema

03.08.05

A Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) lançará no início de 2006 o livro “História da Embalagem no Brasil”, que irá analisar a relação entre as mudanças que aconteceram na sociedade e a história da indústria nacional, com foco no século XX.

O projeto será desenvolvido pela jornalista Éthel Leon, professora da disciplina de História do Design na FACAMP - Faculdade de Campinas e membro do Conselho Consultivo do Centro São Paulo de Design.

A pesquisa histórica e a edição serão assinadas pela Grifo Projetos Históricos e Editoriais.


“Muitas informações já foram coletadas, mas é bom lembrar que é um tema inédito e ainda temos uma linha do tempo a preencher sobre a introdução das diferentes embalagens no Brasil. Existem alguns momentos importantes, responsáveis pelo crescimento e mudanças no segmento, como a popularização das geladeiras, o início das atividades supermercadistas no país e a entrada das mulheres no mercado de trabalho”, revela Zuleika Alvim, diretora da Grifo.


Além de realizar pesquisa de campo em diferentes regiões do país, a obra contará “casos” que mostram como a vida das pessoas está associada às embalagens que usam.


“Já temos mais de 50 depoimentos levantados, com informações muito interessantes. Os que mais nos chamam a atenção são os relativos às marcas de produtos tradicionais, como pastilhas Valda, talco Granado, Maisena e Sonho de Valsa. Levantamos também informações curiosas sobre o guaraná Jesus, do Nordeste, Óleo de Peroba e Cera Paquetita”, informa Zuleika.


Éthel destaca curiosidades como uma embalagem especialmente projetada no início do século pela artista plástica Lígia Pape, que está no mercado até hoje, e informações sobre o primeiro rótulo utilizado no país, do período do Império, para água mineral.


O livro “História da Embalagem no Brasil” foi aprovado pela Lei Rouanet de Incentivos Fiscais para Investimentos em Projetos Culturais, com identificação n.o 046005. 

Ainda há cotas de patrocínio da publicação em aberto.


 

História da Embalagem no Brasil

/