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‘Histórias de úteros’

Essity incentiva mulheres a falarem sobre seus corpos

01.07.20

A marca de higiene íntima Libresse - ou Bodyform no Reino Unido - apresenta a campanha  "Womb Stories", que se propõe a abordar as "verdades complexas e não ditas" sobre úteros, vulvas e menstruação.

Criado pela Abbott Mead Vickers BBDO, o esforço é o mais recente trabalho da Essity, dona da marca, com o intuito de combater os tabus e a vergonha que cercam o corpo e a saúde das mulheres.

A iniciativa segue o premiado trabalho "Viva la vulva" (leia e veja aqui), lançado no final de 2018, e que celebrava vulvas de todas as formas e tamanhos, e "Blood normal" (aqui), de 2017, que teve como objetivo normalizar representações reais de sangue menstrual.

Agora, "#Wombstories" quer revelar as realidades emocionais, complicadas e às vezes dolorosas, das experiências íntimas femininas.

No coração do filme, há duas jornadas paralelas: uma mulher que decide não ter filhos e outra que luta para conceber e enfrenta um tratamento de fertilização in vitro e um aborto. Também são apresentadas uma  personagem que tem endometriose, uma mulher mais velha passando pela menopausa e uma garota que menstrua pela primeira vez.

O filme mistura live action e vários estilos de animação.

Todas as experiências retratadas são muitas vezes "impregnadas de vergonha", observa Nadja Lossgott, diretora executiva de criação da AMV. O objetivo é derrubar estigmas e incentivar conversas abertas sobre os altos e baixos da saúde das mulheres.

Uma pesquisa da Essity descobriu que 62% das pessoas concordam que a saúde feminina e as experiências íntimas das mulheres não são discutidas abertamente. Enquanto isso, 40% delas consideram que seu bem-estar mental foi impactado negativamente como resultado de não serem capazes de compartilhar abertamente sua intimidade.

"Embora essa campanha tenha sido concebida muito antes da pandemia mudar tudo, os problemas enfrentados pelas mulheres não foram colocados de lado ou desapareceram devido ao que está acontecendo", pontua Tanja Grubner, diretora global de marketing e comunicação de cuidados femininos da Essity.

"Em muitos casos, o Covid-19 aumentou o isolamento que as mulheres sentem e as complexidades que experimentam. A pandemia viu mulheres forçadas a dar à luz sozinhas, seus tratamentos de fertilidade e cirurgias de endometriose foram adiados. Agora, mais do que nunca, é um tempo para garantir que elas falem sobre seus corpos e experiências", argumenta a executiva.

Ficha Técnica:

Client: Tanja Grubner, Martina Poulopati, Luciana De Azevedo Lara, Traci Baxter and Nicola Coronado from Essity
Brand: Libresse
Agency: AMV BBDO
Executive creative directors: Nadja Lossott and Nicholas Hulley
Creative directors: Toby Allen and Jim Hilson
Director: Nisha Ganatra
TV producers: Edwina Dennison and Lucia Fioravanti
Art: Fiona Bailey
Design: Mario Kerkstra
Production: Shanah Blevins, Lisa Mehling and Pat McGoldrick from Chelsea Pictures
Post production: Framestore
Editing: Trim Editing
Media agency: Zenith
Creative director, animation: Sharon Lock
Animators: Roos Mattar; Kate Isobel Scott, Everyone Agency; Haein Kim; Carine Khalife; Laura Jayne Hodkin at Strange Beast; Salla Lehmus at Soja; Annie Wong; Aylin Ohri; Meagan Elemans; Molly Grace Lawton; Georgie Wilemore and Nella Addy

‘Histórias de úteros’

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