Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
E a MTV norte-americana censurou o comercial
A newsletter desta semana do respeitado e divertido movimento de "conscientização capitalista" Adbusters, sediado no Canadá, jogou no ventilador polêmica envolvendo um comercial da organização e a MTV na América do Norte.
Os Adbusters são responsáveis por campanhas como o dia mundial da TV desligada e o dia mundial sem consumo. Aliás, hoje, 23/11, é precisamente o Buy Nothing Day. A pedido do CCSP, por favor, não vá aos shoppings nesta sexta-feira e deixe seu cartão de crédito imóvel dentro da carteira. Não vai custar nada, bem pelo contrário.
O boletim em questão refere-se justamente ao comercial que promove a data, nos EUA. Chamado "MTV Rejects Buy Nothing Day TV Spot", o texto é uma pedrada. Dizem os Adbusters: "o canal de TV que se promove como a voz da juventude hypada censurou o porco que arrota", em referência ao conteúdo visual do comercial que você pode ver aqui.
A emissora teria declarado que "o comercial ultrapassa aquilo que estamos dispostos a aceitar em nossos canais". Respondem os canadenses, na newsletter e no site: "muito radical para a MTV? Gangsta rap e meninas em idade escolar sexualizadas e semi-nuas, tudo bem; mas um porco que arrota, falando sobre consumo, pelo visto não". Os Adbusters estão exortando seus simpatizantes a enviarem e-mails aos executivos da MTV para protestar aqui.
"No momento em que os cientistas nos alertam para um momento-chave do aquecimento global, ajude-nos a fazer do 'Buy Nothing Day' deste ano o maior de todos", dizem eles. O que estamos fazendo para contribuir neste cenário nebuloso?