Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Red Bull lança segunda edição
A partir desta segunda-feira, 20 de dezembro, é possível visitar a segunda exposição da temporada 2010 da Red Bull House of Art, com entrada franca. A exposição ficará em cartaz até o final de janeiro de 2011
Este é o segundo grupo de residência artística realizada no Edifício Sampaio Moreira, centro de São Paulo, formado por Clara Ianni, Felipe Salem, Guilherme Peters, Jaime Lauriano, Marcos Brias e Sofia Borges. Os integrantes do grupo têm em comum o fato de viverem na cidade de São Paulo e de estarem em fase de formação artística.
Considerado o avô dos arranha-céus de São Paulo, o Edifício Sampaio Moreira revelou-se um celeiro de inspiração para os artistas, que estão ali há seis semanas. A residência termina com a exposição.
É um prédio muito especial, muito bonito. Vou lembrar dos andares abandonados, da sensação de estar num lugar onde já aconteceu muita coisa, e do vento, comenta Sofia Borges.
Em 2010, o projeto Red Bull House of Art contou com dois grupos de artistas. O primeiro deles, também com seis integrantes, ocupou o prédio nos meses de setembro e outubro e resultou na exposição Notas de um processo Tentativa e Aposta, que ficou em cartaz de 24 de outubro a 30 de novembro.
O lugar é espetacular, dá vontade de se instalar por aqui de vez, diz Felipe Salem, que destaca também a facilidade que o centro da cidade oferece para encontrar materiais para realizar os trabalhos artísticos.
O que passa do lado de fora do prédio não escapou ao olhar dos jovens artistas. No caso de Clara Ianni, que expoem fotos, a lente de sua câmera estava apontada para a praça em frente ao edifício. Do alto do décimo andar, ainda é possível ver o quadrado de linha branca fixado por ela no chão. Cada vez que alguém passava dentro do espaço delimitado, ela registrava o instante com sua lente.
Além de fotografias, a exposição contará com esculturas, instalações e projeções.
O público também poderá visitar a galeria Transitória, localizada no décimo andar, que serviu como incubadora de projetos, onde os artistas e a curadora Luisa Duarte puderam testar e avaliar cada trabalho.
RED BULL HOUSE OF ART EDIÇÃO 2010
Grupo 2: Clara Ianni, Felipe Salem, Guilherme Peters, Jaime Lauriano, Marcos Brias e Sofia Borges
Curadoria: Luisa Duarte
Endereço: Edifício Sampaio Moreira
Rua Líbero Badaró, 346 Vale do Anhangabaú São Paulo
De segunda a sábado, das 10h às 20h
ENTRADA FRANCA - Até final de janeiro de 2011
Mais informações em www.redbull.com.br