Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Empresas testam publicidade em impressora
A Hewlett-Packard e o Yahoo! estão testando um sistema de publicidade dirigida que promete incluir propaganda em conteúdo impresso pela nova linha de impressoras ePrint.
A HP planeja usar a rede de anúncios do Yahoo! em um programa piloto que vai fornecer anúncios para conteúdo impresso com sua mais recente linha de impressoras conectadas à internet.
Os novos produtos permitem que os usuários imprimam conteúdo diretamente da web, ou enviem conteúdo a partir de seus celulares para uma impressora remota usando um endereço de e-mail específico para a impressora.
A HP também lançou um programa chamado "entrega programada", no qual um usuário pode programar impressões regulares para, por exemplo, trechos de um jornal diário todo dia às 7 da manhã.
A empresa vê um potencial para anúncios localizados, dirigidos e entregues junto com o conteúdo.
Stephen Nigro, vice-presidente sênior do grupo de imagens e impressão da HP, conta que quando testou suas impressoras ePrint, a empresa conduziu duas experiências nas quais os consumidores recebiam conteúdo de uma revista de música e de um grande jornal dos EUA, acompanhados de anúncios.
"Descobrimos que as pessoas não se aborreciam com a publicidade", disse Nigro. "Em parte, deve ter sido por estarmos acostumados. Vemos sempre coisas com anúncios."
As impressoras ePrint da HP, cujos modelos começarão a ser vendidos em julho, conectam-se ao roteador doméstico do usuário, o que significa que elas terão um endereço IP.
Os endereços IP podem ser usados para identificar uma área aproximada na qual o aparelho está localizado, abrindo potencial para anúncios dirigidos, baseados em localização.
"Por meio do rastreamento de IP, você tem uma ideia sobre onde essas impressoras estão, o que naturalmente permite a oferta dirigida do que você tem a oferecer", disse Nigro.
Os anúncios também podem ser localizados com base no comportamento do usuário, bem como no conteúdo impresso, disse Vyomesh Joshi, principal executivo do grupo de imagem e impressão.
O piloto com o Yahoo! está em seu estágio inicial, e Joshi disse que a implantação do programa deve levar em conta questões de privacidade.
As informações são do IDG Now!.