Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Campanha transforma formas fálicas em ferramenta para autoexame
A entidade Testicular Cancer Society apresenta a campanha "I See Balls", criada pela FP7McCann para o Mês de Conscientização sobre o Câncer Testicular.
O esforço conta com uma lente de realidade aumentada que usa inteligência artificial para transformar objetos cotidianos, acidentalmente com formato fálico, em ferramentas de saúde que podem ajudar a salvar vidas.
A lente detecta objetos que se assemelham ao órgão sexual masculino – cactos, nuvens, formações rochosas, vegetais - e sobrepõe um guia passo a passo clinicamente preciso para a realização de um autoexame testicular.
A ideia nasceu de uma crescente contradição. Enquanto 42% dos homens de 15 a 35 anos, o grupo de maior risco, recorrem às mídias sociais para aconselhamento médico, os algoritmos das plataformas muitas vezes não conseguem distinguir entre informações sobre câncer testicular e conteúdo explícito.
Como resultado, informações importantes sobre saúde são frequentemente bloqueadas. Até uma busca pela palavra "testículos" no Instagram aciona o aviso: "Ocultamos a maioria dos resultados da sua busca porque eles podem conter conteúdo sensível".
Por outro lado, a internet está transbordando de imagens fálicas não intencionais, bobas, mas instantaneamente reconhecíveis. Então, em vez de lutar contra os filtros de IA, "I See Balls" treinou sua própria IA em milhares dessas imagens orgânicas, de prédios, sombras até bolas de sorvete, para que a lente pudesse identificar padrões fálicos e sobrepor um tutorial simples sobre como realizar um autoexame testicular.
A ferramenta está disponível aqui, onde os usuários podem escanear as formas que encontram, aprender os passos e compartilhar vídeos nas redes sociais.
O câncer de testículo é o mais comum em homens de 15 a 44 anos. A taxa de sobrevivência é de 99% se detectado precocemente. No entanto, uma pesquisa recente revelou que 62% dos homens não sabiam disso, e um em cada cinco nunca faz autoexame.
Ficha Técnica:
Client: Testicular Cancer Society
Founder: Mike Craycraft
Creative Agency: McCann Worldgroup
Chief Creative Officer: Javier Campopiano
Executive Creative Director: Adrian Botan
Product Director: Carmen Bistrian
Creative Agency: FP7 McCann Dubai
Chief Creative Officer: Federico Fanti
Executive Creative Director: Nayaab Rais
Creative Directors: Paulo Engler & Jonathan Cruz
Associate Creative Directors: Liam Galt & Rob Hall
Art Director: Roy Sebastian
Creative Technologist: Mihailo Rsumovic
Motion Designer: Kaue Akimoto
Editor: Murilo Depaula
Managing Director: Tarek Ali Ahmad
Account Manager: Ingrid Bechara
Managing Director: Karen Kamel
General Manager: Nael Basily
PR: Roksar Kamal
Production: McCann Content Studios
Head of Design: Ibrahim Hasan
Content Producers: Melquiades Abrera, Aiken Cuaderno & Wai Yan Tun
Production Manager: Yemann Aung
PR: MCN
Communications Director: Lizzie Dewhurst
Clube de Criação 50 Anos