arrow_backVoltar

IA e Talento Humano

Para 89% dos CMOs brasileiros, criatividade é insubstituível

18.09.25

A inteligência artificial, antes uma tecnologia “emergente”, agora já está incorporada à prática diária do marketing. Simultaneamente, o valor da criatividade humana, da empatia e da inteligência cultural nunca foi tão importante - tanto é que, para 89% dos CMOs brasileiros, "a criatividade é insubstituível".

As constatações são do Relatório Global de CMOs 2025, “Agentes da Reinvenção: Marketing na Interseção entre IA e o Talento Humano”, da Dentsu Creative. O documento traz insights de mais de 1.950 líderes em 14 mercados e identifica 10 temas-chave no marketing em 2025.

Brasil

O recorte brasileiro traz 87% dos CMOs reconhecendo que os "algoritmos moldam o consumo". No entanto, 78% acreditam que "otimizar demais para o algoritmo corre o risco de criar uma maré de mesmice", de modo que todas as marcas irão ficar parecidas. Neste contexto, 82% acham que "ouvir clientes reais é mais importante do que nunca".

Se por um lado os CMOs estão adotando a IA para escalar conteúdo, personalizar experiências e aumentar a eficiência, eles também reconhecem a necessidade de manter a humanidade no centro da construção de marcas: 83% concordam que a estratégia moderna exigirá "mais criatividade, empatia e humanidade" e 78% dos CMOs afirmam que a IA generativa nunca substituirá a imaginação humana.

Redes sociais

O relatório também aponta que 90% dos CMOs acreditam que conteúdos em redes sociais e de influenciadores geram mais engajamento do que a publicidade tradicional.

Além disso, 91% concordam que as marcas são construídas atualmente com parcerias entre "creators, plataformas e formadores de cultura", embora 82% estejam preocupados com a perda de controle sobre a marca.

Além de planos de investimento em conteúdo de social e com influenciadores, os CMOs pretendem aumentar investimentos em inovação (mais de 70% planejam destinar mais de 20% do orçamento para essa área).

Abaixo, confira os 10 insights para o Brasil, segundo o relatório:

1. Antecipando o algoritmo: "vencer com o algoritmo significa liderar, não seguir", constata o report. No Brasil, 87% dos CMOs avaliam que os algoritmos estão moldando o que vemos e compramos, mas só 63% afirmam que, se não vencerem com o algoritmo, seus conteúdos ficarão invisíveis.

2. Investir na intimidade: "o que vence com o algoritmo é a humanidade". No Brasil, 82% dos CMOs acreditam que ouvir clientes reais é "mais importante do que nunca" em um mundo impulsionado pela IA e 83% afirmam que a estratégia moderna exigirá "mais criatividade, empatia e humanidade".

3. Conectar ideias: os CMOs brasileiros veem a construção de marcas como algo cada vez mais coletivo: 84% acreditam que o futuro do marketing será parceria entre marcas, creators e plataformas, mas 69% se preocupam com a perda de controle ao cocriarem.

4. Influenciar o resultado: influenciadores estão no centro das estratégias no Brasil - 75% planejam trabalhar com um grande número de creators nos próximos anos e 88% já estão usando influenciadores para aumentar visibilidade em buscas por IA.

5. Dilema da cultura: 81% dos CMOs no Brasil reconhecem que precisam conquistarshare of culture e não apenas “share of voice”. No entanto, 82% afirmam que não existem exemplos comprovados de como construir marcas por meio da cultura em escala, e 78% veem o risco de todas as marcas ficarem parecidas ao seguir apenas tendências algorítmicas.

6. Imperativo da Inovação: 88% dos CMOs avaliam que inovação é crítica para o sucesso de longo prazo das marcas, e 85% querem inovação voltada para seus maiores desafios de negócio. Além disso, 86% dizem que os consumidores esperam inovação constante de suas marcas.

7. Assistência artificial: 83% dos CMOs já utilizam IA generativa em seus trabalhos, para resumir relatórios (82%), gerar imagens (82%) e identificar tendências (81%).

8. Experiência humana: no Brasil, 85% dos CMOs concordam que as marcas hoje são construídas por meio de experiências. Mas 67% acreditam que a IA pode tornar as experiências de marca menos impactantes. Por isso, 90% planejam investir em dados e criatividade para entregar experiências personalizadas e 88% vão investir em inovação.

9. Conteúdo inteligente: 89% dos CMOs brasileiros querem combinar produção ágil com dados inteligentes para entregar "a mensagem certa no momento certo". 74% avaliam que estão produzindo mais conteúdo com menos impacto, aumentando a necessidade de parceiros de produção estratégica. 90% querem uma plataforma única e integrada de produção de conteúdo.

10. Confiamos no gosto: confiança e bom gosto são vitais com a ascensão do sistema de inteligência artificial autônomo.

Para baixar o relatório completo, clique aqui.

Ingressos para o Festival do Clube de Criação 2025 estão à venda aquiNão perca. Espalhe. Nos vemos no Memorial.

Clube de Criação 50 Anos

IA e Talento Humano

/