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IBGE e Abap

65% de bolo faturado por agências vêm do BV

18.11.11

O IBGE e a Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) mapearam o setor de publicidade no país e identificaram 626 agências em atividade em 2009, que, juntas, registraram faturamento de R$ 4,974 bilhões, segundo a Folha.


Desse total, nada menos do que 65% foram provenientes de bonificação sobre veiculação de publicidade. Serviços de produção próprios ou comissão de serviços contratados de terceiros corresponderam a 15,3% da receita do setor.


Serviços prestados pelas agências de publicidade foram direcionados principalmente para a indústria (32,7% da receita), seguida do comércio varejista (16,1%), serviços financeiros (9,8%) e telecomunicações (8,8%).


O estudo aponta que as campanhas para o setor privado corresponderam a 83,9% da receita das agências ou R$ 4,178 bilhões. Desse valor, 56,5% foram por serviços para empresas nacionais e 27,4% para multinacionais.


As campanhas para governos, inclusive para estatais, representaram 13,7% do faturamento. Já as campanhas de publicidade legal e campanhas políticas representaram 2,4%.


Os dados são da Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção, realizada pelo IBGE em parceria com a Abap.

IBGE e Abap

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