Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Rio está otimista e apoia medidas anti-tráfico
A população do Rio de Janeiro está otimista e apoia as medidas que estão sendo tomadas contra o tráfico de drogas, segundo apurou pesquisa do Ibope Inteligência, realizada no período de 27 a 29 de novembro.
Foram entrevistadas por telefone mil pessoas residentes no Estado do Rio de Janeiro, com 16 anos ou mais.
O estudo confirma a aprovação da população do Rio de Janeiro às medidas que estão sendo tomadas, mas revela que o sentimento de segurança não acompanha o mesmo patamar desta aprovação.
É bastante elevada a aprovação e apoio às ações das autoridades, em todas as camadas da população, independente de renda ou escolaridade. Mas é importante atentar que ainda é relativamente baixa a sensação de segurança, demonstrando que a evolução deste sentimento dependerá do desenrolar das ações. Porém, há otimismo com o desfecho desses acontecimentos, diz Laure Castelnau, diretora executiva de marketing e novos negócios do Ibope Inteligência.
De acordo com a pesquisa, 88% das pessoas aprovam as medidas tomadas, sendo que 49% aprovam totalmente. Outros 7% disseram que nem aprovam e nem desaprovam, enquanto 3% desaprovam.
Quanto à sensação de segurança com as medidas adotadas, 41% sentem-se seguros e 30% disseram se sentir inseguros. Além destes, outros 26% disseram que não se sentem nem seguros e nem inseguros.
Quando questionadas sobre que tipo de lugar o Rio se tornaria no final da operação contra o tráfico, 70% dizem que será um lugar mais seguro, enquanto 17% disseram que não fará diferença. Outros 6% disseram que o Rio ficará mais inseguro.
Sobre a dificuldade de ir ou voltar de trabalho, estudo ou outros compromissos, 69% disseram não ter enfrentado o problema e 31% alegaram ter tido alguma dificuldade.
A maioria confia na capacidade da polícia reprimir a ação dos bandidos: 82% dos entrevistados entendem que ela é capaz (sendo que 25% dizem que a polícia é totalmente capaz) e 8% dizem não ser capaz.
Quanto à participação das forças armadas, 93% aprovam a iniciativa (sendo que 70% aprovam totalmente), 3% são indiferentes e outros 3% desaprovam.
Apenas 11% acham que o Rio está lutando sozinho e 89% percebem o apoio do Governo Federal.
Sobre a imagem do Rio no exterior após a operação, 69% consideram que a imagem será melhor (sendo que 22% acreditam que ficará muito melhor), 15% acreditam que a imagem ficará pior e 11% acham que não fará diferença.
Indagadas quanto à possibilidade dos acontecimentos prejudicarem a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, 54% das pessoas acreditam que será prejudicial (sendo que 18% dizem que prejudicará muito) e 41% confiam que não prejudicará em nada.
Com relação à expectativa para o desfecho do conflito, 72% estão otimistas - 20% se sentem totalmente otimistas - 16% se dizem nem otimistas e nem pessimistas e 10% se sentem pessimistas.
O relatório com todos os gráficos da pesquisa pode ser baixado aqui.