arrow_backVoltar

Ibope Media

Somente 26% dos brasileiros reciclam com frequência

01.06.12


Pesquisa realizada pelo Ibope Media revela que apenas 26% dos brasileiros reciclam seus dejetos "sempre ou frequentemente", apesar de 86% concordarem que isso é dever de todos. No entanto, o dado varia muito entre os Estados do país, chegando a 45% em Curitiba e a apenas 3% em Brasília. 


 



O estudo, que ouviu 10.368 pessoas entre julho de 2011 e fevereiro de 2012, mostra ainda que existe uma concentração maior de “recicladores” entre as pessoas de 35 a 75 anos. 


 



Outras ações que demonstram preocupação com o meio ambiente, como reuso de materiais, uso de sacolas/bolsas durante as compras e evitar comprar produtos em função do tamanho da embalagem, também são pouco praticadas pela população, segundo o levantamento. 


 


O Ibope apurou que somente 20% das pessoas reutilizam itens como garrafas, tubos, caixas, envelope e papel. Moradores de São Paulo (24%), Belo Horizonte (23%) e Curitiba (22%) são os que mais reutilizam.


 


Segundo o estudo, só 5% responderam que deixam de comprar alguma coisa porque tem muita embalagem. Em Brasília e Recife, o índice cai para 1%. Em São Paulo, 7%. 


 


Mesmo com as novas leis de distribuição de sacola plástica, ainda não foi detectada uma grande redução de sua utilização. Porém o hábito de levar bolsas e sacolas próprias quando se vai às compras já está começando a ser incorporado à rotina dos brasileiros.


 


Em Belo Horizonte, onde a lei existe desde o ano passado, quase metade da população (48%) afirma usar sempre ou frequentemente sacolas e bolsas próprias para fazer compras.  Em São Paulo, este percentual ainda era pequeno até fevereiro (19%).


 


A maior parte dos brasileiros diz ter interesse pela natureza (71%). Mas, quando questionados sobre assuntos ligados ao meio ambiente, o conhecimento ainda é baixo. No caso das questões sobre crédito de carbono, 13% dos brasileiros entrevistados dizem conhecer ou conhecer muito sobre o assunto. Quanto à pegada de carbono, o assunto é conhecido ou muito conhecido por 15% da população. O destaque positivo se dá para a mudança de clima, que apresenta 68% de respondentes com algum conhecimento sobre este tema.


 


A pesquisa também detectou que 70% dizem estar dispostos a pagar mais por um produto saudável para o meio ambiente ou mesmo dispostos a mudar o estilo de vida para beneficiar o meio ambiente (61%). Esforços para a redução no consumo de água, gás e eletricidade do domicílio são as ações mais evidentes, com índices de 73% e 72% de prática frequente. Este comportamento é maior entre os mais velhos. Apenas 8% deixam a torneira aberta enquanto escovam os dentes. Já 44% dos entrevistados dizem manter equipamentos como TV e computador em standy by.

Ibope Media

Somente 26% dos brasileiros reciclam com frequência

/